ADESÃO A UM CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO A DISTÂNCIA: ESTUDO REALIZADO COM ESTUDANTES DE UM CURSO DE GESTÃO PÚBLICA

  • Kelvin Kelton Mendes
  • Fernanda de Jesus Costa
  • Thiago Penido Martins
  • Matheus Felipe dos Reis Rodrigues
  • Laura Maria Braga
  • Isabela Silva Nogueira

Resumo






A Educação a Distância (EaD) é uma modalidade de ensino que possui como uma de suas características a separação física e temporal (nem sempre absoluta) entre docentes e discentes, sendo os processos de ensino e aprendizagem mediados por diferentes tecnologias. O presente trabalho teve como objetivo verificar os principais motivos de adesão dos estudantes a um curso de pós-graduação a distância em Gestão Pública, bem como as vantagens e desvantagens que essa modalidade apresenta. O curso foi ofertado por uma Universidade Pública do Estado de Minas Gerais em parceria com a Universidade Aberta do Brasil (UAB) nos polos das cidades de Cambuí, Corinto e Jaboticatubas. Por meio de contato via e-mail, aplicou-se um questionário online para os estudantes e obtivemos um total de 52 respostas, representando um percentual de 53,06%. Verificou-se, que o principal motivo de adesão ao curso é o fato desse ser gratuito. A flexibilidade de horários para realizar as tarefas foi considerada a principal vantagem, e a conciliação da formação continuada com as tarefas profissionais a principal desvantagem. Além disso, observou- se ainda a relevância de um curso a distância em aspectos pessoais, profissionais e socioculturais para os estudantes. Pode-se inferir que a EaD favorece a democratização do ensino, e que as dificuldades encontradas pelos estudantes não possuem relação direta com o curso de Gestão Pública, mas com aspectos próprios da modalidade.






Publicado
2020-08-28
Como Citar
MENDES, Kelvin Kelton et al. ADESÃO A UM CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO A DISTÂNCIA: ESTUDO REALIZADO COM ESTUDANTES DE UM CURSO DE GESTÃO PÚBLICA. Anais do CIET:EnPED:2020 - (Congresso Internacional de Educação e Tecnologias | Encontro de Pesquisadores em Educação a Distância), São Carlos, ago. 2020. ISSN 2316-8722. Disponível em: <https://cietenped.ufscar.br/submissao/index.php/2020/article/view/1692>. Acesso em: 20 jun. 2024.
Seção
CIET:EnPED:2020 - Políticas e gestão por meio de/para o uso de TDIC