PROITEC: PROGRAMA DE INICIAÇÃO TECNOLÓGICA NO ÂMBITO DA ROBÓTICA PARA ESTUDANTES DE ESCOLAS PÚBLICAS NO MUNICÍPIO DE POÇÕES-BA

  • Matheus Vilela Novaes
  • Daniani Souza Oliveira Gondim
  • Gabriela GAMA da Silva Santos
  • Mateus Guedes Correia Gonzaga
  • Pedro Henrique Rocha Chaves
  • Pedro Henrique da Silva Ferreira
  • Sérgio Ricardo Ferreira Andrade Júnior

Resumo

Este trabalho tem por objetivo a apresentação da primeira edição do Programa de Iniciação Tecnológica (PROITEC) para estudantes de escola pública da cidade de Poções – BA, um projeto de extensão com apoio institucional do IFBA, que teve como intuito dar oportunidade a alunos da rede pública de vivenciar uma experiência com a robótica que vá além da matriz curricular, disseminando conhecimentos e estimulando a qualificação na área tecnológica de uma sociedade desigual e excludente. Este trabalho buscou fomentar o estudo da robótica em alunos vulneráveis socioeconomicamente com poucos recursos tecnológicos. Para a realização deste trabalho, estudantes de Engenharia Elétrica do IFBA campus Vitória da Conquista, sob orientação da professora-orientadora, promoveram encontros com os discentes da rede pública Municipal e Estadual de Poções, beneficiados pelo programa, para a explanação dos conteúdos estabelecidos pelo projeto, como eletricidade básica, programação e robótica. Em seguida, os discentes foram orientados na aplicação prática desses conteúdos por meio da construção de protótipos, os quais foram expostos em uma mostra de robótica, juntamente como outros projetos desenvolvidos no IFBA. Ao final do projeto os alunos participantes se mostraram engajados e interessados em seguir carreira na área, além disso, muitos relataram a mudança em suas perspectivas futuras após a participação no programa.

Publicado
2020-08-28
Como Citar
NOVAES, Matheus Vilela et al. PROITEC: PROGRAMA DE INICIAÇÃO TECNOLÓGICA NO ÂMBITO DA ROBÓTICA PARA ESTUDANTES DE ESCOLAS PÚBLICAS NO MUNICÍPIO DE POÇÕES-BA. Anais do CIET:EnPED:2020 - (Congresso Internacional de Educação e Tecnologias | Encontro de Pesquisadores em Educação a Distância), São Carlos, ago. 2020. ISSN 2316-8722. Disponível em: <https://cietenped.ufscar.br/submissao/index.php/2020/article/view/1694>. Acesso em: 26 mar. 2025.
Seção
CIET:EnPED:2020 - Ensino e aprendizagem por meio de/para o uso de TDIC