A OFERTA DAS DISCIPLINAS A DISTÂNCIA NOS CURSOS PRESENCIAIS DE GRADUAÇÃO: UM ESBOÇO DAS PRODUÇÕES DA RBPAE 2001-2019

  • Kelly Cristina da Silva Ruas
  • Franciele Aparecida Henrique Taveira

Resumo




Este trabalho constitui-se em uma construção do estado do conhecimento, tendo como fonte de pesquisa o periódico científico da Revista Brasileira de Política e Administração da Educação (RBPAE) da Associação Nacional de Política e Administração da Educação (ANPAE), com recorte temporal o período de 2001 a 2019. Nesta pesquisa objetivou-se conhecer as produções acumuladas que envolvem a discussão acerca da oferta das disciplinas a distância nos cursos presenciais de graduação e seus desdobramentos. O percurso metodológico é delineado por uma pesquisa bibliográfica, de caráter inventariante e descritivo das produções científicas, com abordagem qualitativa apesar de fazer uso de alguns dados quantitativos para complementar as reflexões. A pesquisa identificou um conjunto de 13 trabalhos correlatados a EaD na educação superior e 01 trabalho relacionado a oferta de disciplinas a distância nos cursos presenciais de graduação. As conclusões apontam a escassez de pesquisas aprofundadas ou específicas acerca da temática proposta.




Publicado
2020-08-28
Como Citar
RUAS, Kelly Cristina da Silva; TAVEIRA, Franciele Aparecida Henrique. A OFERTA DAS DISCIPLINAS A DISTÂNCIA NOS CURSOS PRESENCIAIS DE GRADUAÇÃO: UM ESBOÇO DAS PRODUÇÕES DA RBPAE 2001-2019. Anais do CIET:EnPED:2020 - (Congresso Internacional de Educação e Tecnologias | Encontro de Pesquisadores em Educação a Distância), São Carlos, ago. 2020. ISSN 2316-8722. Disponível em: <https://cietenped.ufscar.br/submissao/index.php/2020/article/view/1696>. Acesso em: 15 jul. 2024.
Seção
CIET:EnPED:2020 - Políticas e gestão por meio de/para o uso de TDIC