A OFERTA DAS DISCIPLINAS A DISTÂNCIA NOS CURSOS PRESENCIAIS DE GRADUAÇÃO: UM ESBOÇO DAS PRODUÇÕES DA RBPAE 2001-2019
Resumo
Este trabalho constitui-se em uma construção do estado do conhecimento, tendo como fonte de pesquisa o periódico científico da Revista Brasileira de Política e Administração da Educação (RBPAE) da Associação Nacional de Política e Administração da Educação (ANPAE), com recorte temporal o período de 2001 a 2019. Nesta pesquisa objetivou-se conhecer as produções acumuladas que envolvem a discussão acerca da oferta das disciplinas a distância nos cursos presenciais de graduação e seus desdobramentos. O percurso metodológico é delineado por uma pesquisa bibliográfica, de caráter inventariante e descritivo das produções científicas, com abordagem qualitativa apesar de fazer uso de alguns dados quantitativos para complementar as reflexões. A pesquisa identificou um conjunto de 13 trabalhos correlatados a EaD na educação superior e 01 trabalho relacionado a oferta de disciplinas a distância nos cursos presenciais de graduação. As conclusões apontam a escassez de pesquisas aprofundadas ou específicas acerca da temática proposta.