INTERCÂMBIO VIRTUAL ENTRE BRASIL E ÍNDIA: ENCONTRO SÍNCRONO PARA INTERAÇÃO ORAL ONLINE DE ALUNOS INICIANTES EM INGLÊS

  • Nayara Salbego

Resumo

Este trabalho apresenta um relato de experiência sobre um projeto de intercâmbio virtual realizado entre escolas do Brasil e da Índia. Neste projeto, alunos brasileiros que estudam inglês básico numa escola pública encontraram online pelo Skype alunos da Índia, a fim de conversarem sobre cultura, história, política, tradições, costumes, religião, rotina do dia-a-dia, sistema escolar, dentre outros assuntos escolhidos e de interesse dos participantes. O projeto teve três fases principais, sendo elas: (a) a fase de estudo e preparação antes dos encontros síncronos online; (b) a fase dos encontros, na qual foram realizadas duas sessões síncronas usando o Skype; e, finalmente, (c) a fase final de reflexão e análise das percepções dos alunos sobre o desenvolvimento do projeto. Os resultados deste trabalho foram promissores para o desenvolvimento de habilidades de interação oral online, competência intercultural e formação social.

Publicado
2020-08-28
Como Citar
SALBEGO, Nayara. INTERCÂMBIO VIRTUAL ENTRE BRASIL E ÍNDIA: ENCONTRO SÍNCRONO PARA INTERAÇÃO ORAL ONLINE DE ALUNOS INICIANTES EM INGLÊS. Anais do CIET:EnPED:2020 - (Congresso Internacional de Educação e Tecnologias | Encontro de Pesquisadores em Educação a Distância), São Carlos, ago. 2020. ISSN 2316-8722. Disponível em: <https://cietenped.ufscar.br/submissao/index.php/2020/article/view/1697>. Acesso em: 27 set. 2023.
Seção
CIET:EnPED:2020 - Ensino e aprendizagem por meio de/para o uso de TDIC