INVESTIGAÇÃO DA INFLUÊNCIA DO TEMPO DE PROVA NO DESEMPENHO DE ALUNOS: UM ESTUDO ESTATÍSTICO
Resumo
O tempo com que um aluno leva para concluir uma avaliação pode influenciar no seu rendimento? Para responder essa pergunta, foi utilizado o modelo de regressão logística e utilizou-se o sistema computacional R como ferramenta de auxílio para a programação dos gráficos e cálculos estatísticos. Em seu desenvolvimento considerou-se a avaliação como forma de quantificar o desempenho de um aluno refletindo seu grau de conhecimento em um determinado conteúdo. Para tal utilizamos registros dos momentos inicial e final ao desenvolver uma avaliação. Os registros de tempos gastos foram obtidos de cinco turmas distintas de graduação, com disciplinas ministradas por mesmo docente, igual teor teórico, em uma mesma universidade. Os resultados confirmam estatisticamente que cada minuto adicional que o aluno permaneça fazendo a prova, implica em maiores chances de obter bom rendimento, e por meio das referências consultadas compreendemos que a diferença nas notas de cada aluno sofre influencias de suas vivencias particulares.