A EXPERIÊNCIA DO REGIME REMOTO NA PUC MINAS EM TEMPOS DA COVID-19: A PERCEPÇÃO DE ALUNOS EM PROGRESSO

  • Maria Ines Martins

Resumo




A COVID-19 trouxe desafios inimagináveis que exigirão a ressignificação do Ensino Superior presencial, o qual assumiu contornos variados durante a pandemia, entre o modelo virtual assíncrono e o remoto síncrono. Ainda que o Conselho Nacional de Educação (BRASIL, 2020c) defenda o desenvolvimento das aprendizagens necessárias ao invés do cumprimento operacional de cargas-horárias, a legislação atual respaldou, na excepcionalidade, a migração do presencial ao digital, com exceção de práticas laboratoriais e estágio. A PUC Minas adotou o Regime Remoto (RR), na plataforma virtual Canvas, para os componentes curriculares da graduação e da pós-graduação, incluindo videoconferências no horário de aulas. Após 2 meses de RR e prevendo a sua continuidade em modelo contingenciado no segundo semestre, considerou-se imperativo avaliar essa vivência em vários níveis de abrangência. Com os resultados por ora disponíveis, observa- se que, de modo geral, os estudantes superaram preconceitos sobre o ensino virtual, embora nem todos saibam diferenciar Educação a Distância de Regime Remoto. Alunos da Graduação e da Pós-graduação reconheceram a necessidade e a pertinência do RR durante a pandemia, mas estão incertos quanto a sua efetividade, sobretudo em comparação ao aprendizado através do regime presencial. Os resultados finais serão determinantes para a definição do modelo híbrido da Universidade.




Publicado
2020-08-28
Como Citar
MARTINS, Maria Ines. A EXPERIÊNCIA DO REGIME REMOTO NA PUC MINAS EM TEMPOS DA COVID-19: A PERCEPÇÃO DE ALUNOS EM PROGRESSO. Anais do CIET:EnPED:2020 - (Congresso Internacional de Educação e Tecnologias | Encontro de Pesquisadores em Educação a Distância), São Carlos, ago. 2020. ISSN 2316-8722. Disponível em: <https://cietenped.ufscar.br/submissao/index.php/2020/article/view/1702>. Acesso em: 17 mar. 2025.
Seção
CIET:EnPED:2020 - Políticas e gestão por meio de/para o uso de TDIC