A EXPERIÊNCIA DO REGIME REMOTO NA PUC MINAS EM TEMPOS DA COVID-19: A PERCEPÇÃO DE ALUNOS EM PROGRESSO
Resumo
A COVID-19 trouxe desafios inimagináveis que exigirão a ressignificação do Ensino Superior presencial, o qual assumiu contornos variados durante a pandemia, entre o modelo virtual assíncrono e o remoto síncrono. Ainda que o Conselho Nacional de Educação (BRASIL, 2020c) defenda o desenvolvimento das aprendizagens necessárias ao invés do cumprimento operacional de cargas-horárias, a legislação atual respaldou, na excepcionalidade, a migração do presencial ao digital, com exceção de práticas laboratoriais e estágio. A PUC Minas adotou o Regime Remoto (RR), na plataforma virtual Canvas, para os componentes curriculares da graduação e da pós-graduação, incluindo videoconferências no horário de aulas. Após 2 meses de RR e prevendo a sua continuidade em modelo contingenciado no segundo semestre, considerou-se imperativo avaliar essa vivência em vários níveis de abrangência. Com os resultados por ora disponíveis, observa- se que, de modo geral, os estudantes superaram preconceitos sobre o ensino virtual, embora nem todos saibam diferenciar Educação a Distância de Regime Remoto. Alunos da Graduação e da Pós-graduação reconheceram a necessidade e a pertinência do RR durante a pandemia, mas estão incertos quanto a sua efetividade, sobretudo em comparação ao aprendizado através do regime presencial. Os resultados finais serão determinantes para a definição do modelo híbrido da Universidade.