A EDUCAÇÃO SUPERIOR EM TEMPOS DE PANDEMIA: EAD OU ENSINO REMOTO EMERGENCIAL

  • Silvia Cristina Gomes Nogueira
  • Valter Pedro Batista

Resumo




O presente trabalho é fruto da inquietação dos autores, que em percurso formativo de doutoramento em programa de pós graduação em educação, ao terem as aulas presenciais suspensas, e constatando uma escalada de substituição de aulas presenciais por outras ações formativas mediadas pelas tecnologias digitais de informação e comunicação (TDIC), percebem limites e possibilidades de reflexões sobre as práticas em curso nesta área. Assim, o texto que ora se apresenta é uma inflexão aos objetos e objetivos dos estudos para a tese doutoral, mas se justifica pela urgência desse processo diante do enfrentamento das questões educacionais em período de pandemia pelo Covid-19, doença infectocontagiosa que nos levou a todos a uma quarentena forçada e necessária, fazendo emergir as fragilidades, na educação superior no Brasil quanto aos usos das TDIC. Observamos como necessário este estudo exploratório, bem como o entendemos ser o relato de nossa participação nesse tempo, contrapondo a EaD e suas características ao modelo adotado, em tempos pandêmicos, que podemos nomear de ensino remoto emergencial.




Publicado
2020-08-28
Como Citar
NOGUEIRA, Silvia Cristina Gomes; BATISTA, Valter Pedro. A EDUCAÇÃO SUPERIOR EM TEMPOS DE PANDEMIA: EAD OU ENSINO REMOTO EMERGENCIAL. Anais do CIET:EnPED:2020 - (Congresso Internacional de Educação e Tecnologias | Encontro de Pesquisadores em Educação a Distância), São Carlos, ago. 2020. ISSN 2316-8722. Disponível em: <https://cietenped.ufscar.br/submissao/index.php/2020/article/view/1705>. Acesso em: 26 set. 2023.
Seção
CIET:EnPED:2020 - Políticas e gestão por meio de/para o uso de TDIC