A EDUCAÇÃO SUPERIOR EM TEMPOS DE PANDEMIA: EAD OU ENSINO REMOTO EMERGENCIAL
Resumo
O presente trabalho é fruto da inquietação dos autores, que em percurso formativo de doutoramento em programa de pós graduação em educação, ao terem as aulas presenciais suspensas, e constatando uma escalada de substituição de aulas presenciais por outras ações formativas mediadas pelas tecnologias digitais de informação e comunicação (TDIC), percebem limites e possibilidades de reflexões sobre as práticas em curso nesta área. Assim, o texto que ora se apresenta é uma inflexão aos objetos e objetivos dos estudos para a tese doutoral, mas se justifica pela urgência desse processo diante do enfrentamento das questões educacionais em período de pandemia pelo Covid-19, doença infectocontagiosa que nos levou a todos a uma quarentena forçada e necessária, fazendo emergir as fragilidades, na educação superior no Brasil quanto aos usos das TDIC. Observamos como necessário este estudo exploratório, bem como o entendemos ser o relato de nossa participação nesse tempo, contrapondo a EaD e suas características ao modelo adotado, em tempos pandêmicos, que podemos nomear de ensino remoto emergencial.