IPLAY: CONTAR HISTÓRIAS ATRAVÉS DA CONSTRUÇÃO COLETIVA DE NARRATIVAS

  • CECILIA MACHADO HENRIQUES

Resumo

Este artigo tem por objetivo apresentar um objeto de aprendizagem para contação de histórias como iniciativa para uma aprendizagem ativa. Trata-se de uma ferramenta digital interativa em fase de protótipo que pode ser usada por alunos de diferentes idades para criar e/ou recriar histórias a partir de elementos motivadores inseridos no sistema. A criação do objeto de aprendizagem teve a Design Science Research como método orientador e a interação proposta teve inspiração nas metodologias ativas do tipo sala de aula invertida e aprendizagem baseada em problemas, pois estas favorecem o empenho e a participação, uma vez que busca instigar os participantes se tornarem mais ativos, criativos e críticos. O protótipo visa uma aprendizagem ativa e lúdica que posiciona o aluno no centro da aprendizagem e intensifica a interação entre alunos e professores. Espera-se que esse estudo possa contribuir para a área, uma vez que os objetos de aprendizagem podem vir a ser excelentes recursos didáticos para uso tanto em sala de aula, com auxílio direto do professor, quanto para atividades fora da escola, estimulando os alunos a se envolverem com sua aprendizagem, assim como favorecer alunos com dificuldades de aprendizagem.

Publicado
2020-08-28
Como Citar
HENRIQUES, CECILIA MACHADO. IPLAY: CONTAR HISTÓRIAS ATRAVÉS DA CONSTRUÇÃO COLETIVA DE NARRATIVAS. Anais do CIET:EnPED:2020 - (Congresso Internacional de Educação e Tecnologias | Encontro de Pesquisadores em Educação a Distância), São Carlos, ago. 2020. ISSN 2316-8722. Disponível em: <https://cietenped.ufscar.br/submissao/index.php/2020/article/view/1706>. Acesso em: 26 maio 2022.
Seção
CIET:EnPED:2020 - Ensino e aprendizagem por meio de/para o uso de TDIC