A INFLUÊNCIA DA AUTOAVALIAÇÃO DISCENTE NA VANTAGEM COMPETITIVA SUSTENTÁVEL DE INSTITUIÇÕES QUE OFERTAM A EAD
Resumo
A compreensão das fontes de vantagem competitiva sustentável para as organizações tornou- se uma importante área de pesquisa no âmbito da gestão estratégica. Os recursos disponibilizados aos discentes da educação a distância (EaD), modalidade de ensino que mais cresce no Brasil, são alvo desta investigação. O presente estudo focou na análise da relação entre os aspectos competitivos dos recursos que uma instituição oferta a seus discentes e a autoavaliação que os discentes fazem de si mesmos. Foi realizada uma survey com 4.671 inserções válidas de discentes de uma megauniversidade particular brasileira, situada na cidade de Curitiba (PR). A pesquisa envolveu constructos construídos pela instituição e que tinham relação com a teoria da visão baseada em recursos. Constatou-se que a autoavaliação dos discentes sobre sua participação no processo de conhecimento pode influenciar a avaliação da qualidade do curso. Do ponto de vista estratégico, sugere-se que as instituições se mantenham focadas em engajarem os discentes, via recursos e competências, a fim de evitar a evasão. A estratégia é uma forma de manter a vantagem competitiva sustentável, garantindo um bom desempenho no mercado.