A EAD NO CENÁRIO EDUCACIONAL AMAZÔNICO: A EXPERIÊNCIA DO POLO UAB DE CAMETÁ/PA NO ENSINO SUPERIOR PÚBLICO
Resumo
O presente trabalho investiga o processo de implantação e implementação do Polo de Apoio Presencial da Universidade Aberta do Brasil (UAB), em Cametá, região do baixo Tocantins (PA), como uma experiência no ensino superior na modalidade em Educação a Distância, buscando identificar as condições de oferta do ensino, os desafios ou dificuldades sentidos/vivenciados pelos egressos do Curso de Matemática do Polo UAB/Cametá. O referencial teórico baseia‐se em autores como: Marx (1982), Frigotto (1991), Belloni (2012), Mill e Pimentel (2013) e Kenski (2012). A metodologia traz como método o materialismo histórico dialético, através de uma abordagem qualitativa e como instrumentos, a análise documental e a entrevista semiestruturada. Os resultados \apontam que, se na região amazônica a EaD pode contribuir para ampliar e democratizar o acesso ao ensino superior, entende-se, porém, que são pelas dificuldades de acesso às tecnologias e estruturas disponíveis, que se compromete a qualidade do ensino nos polos em EaD.