A EAD NO CENÁRIO EDUCACIONAL AMAZÔNICO: A EXPERIÊNCIA DO POLO UAB DE CAMETÁ/PA NO ENSINO SUPERIOR PÚBLICO

  • Geanice Raimunda Baia Cruz
  • Gilmar Pereira da Silva

Resumo




O presente trabalho investiga o processo de implantação e implementação do Polo de Apoio Presencial da Universidade Aberta do Brasil (UAB), em Cametá, região do baixo Tocantins (PA), como uma experiência no ensino superior na modalidade em Educação a Distância, buscando identificar as condições de oferta do ensino, os desafios ou dificuldades sentidos/vivenciados pelos egressos do Curso de Matemática do Polo UAB/Cametá. O referencial teórico baseia‐se em autores como: Marx (1982), Frigotto (1991), Belloni (2012), Mill e Pimentel (2013) e Kenski (2012). A metodologia traz como método o materialismo histórico dialético, através de uma abordagem qualitativa e como instrumentos, a análise documental e a entrevista semiestruturada. Os resultados \apontam que, se na região amazônica a EaD pode contribuir para ampliar e democratizar o acesso ao ensino superior, entende-se, porém, que são pelas dificuldades de acesso às tecnologias e estruturas disponíveis, que se compromete a qualidade do ensino nos polos em EaD.




Publicado
2020-08-28
Como Citar
CRUZ, Geanice Raimunda Baia; SILVA, Gilmar Pereira da. A EAD NO CENÁRIO EDUCACIONAL AMAZÔNICO: A EXPERIÊNCIA DO POLO UAB DE CAMETÁ/PA NO ENSINO SUPERIOR PÚBLICO. Anais do CIET:EnPED:2020 - (Congresso Internacional de Educação e Tecnologias | Encontro de Pesquisadores em Educação a Distância), São Carlos, ago. 2020. ISSN 2316-8722. Disponível em: <https://cietenped.ufscar.br/submissao/index.php/2020/article/view/1712>. Acesso em: 23 jul. 2024.
Seção
CIET:EnPED:2020 - Políticas e gestão por meio de/para o uso de TDIC