JOGOS EDUCACIONAIS PARA DISPOSITIVOS MÓVEIS: SELEÇÃO E AVALIAÇÃO POR ALUNOS DA EDUCAÇÃO BÁSICA

  • Rosivar Marra Leite Sanches
  • Silvia Cristina Freitas Batista
  • Valéria de Souza Marcelino

Resumo

M-Learning é uma abordagem que utiliza dispositivos móveis nos processos de ensino e aprendizagem, flexibilizando ao aluno o acesso às informações e conteúdos, sem restrição de tempo ou espaço. Neste trabalho, tem-se por foco um tipo especial de aplicativos: os jogos educacionais. Tais jogos possuem objetivos pedagógicos embutidos em sua proposta e, dependendo das características apresentadas ou das estratégias adotadas, podem, ou não, atrair o interesse dos jovens. Este artigo tem como objetivo apresentar uma análise da contribuição do uso de jogos educacionais para dispositivos móveis, no contexto da educação formal, e da importância da avaliação desses aplicativos pelos próprios alunos. A pesquisa teve caráter qualitativo e os dados, coletados por observação e questionário, sinalizaram que os alunos são capazes de selecionar e avaliar jogos educacionais de forma adequada e que a atividade proposta, relacionada ao estudo de Matemática e Física, contribuiu para aumentar a motivação e o interesse dos estudantes participantes.

Publicado
2020-08-28
Como Citar
SANCHES, Rosivar Marra Leite; BATISTA, Silvia Cristina Freitas; MARCELINO, Valéria de Souza. JOGOS EDUCACIONAIS PARA DISPOSITIVOS MÓVEIS: SELEÇÃO E AVALIAÇÃO POR ALUNOS DA EDUCAÇÃO BÁSICA. Anais do CIET:EnPED:2020 - (Congresso Internacional de Educação e Tecnologias | Encontro de Pesquisadores em Educação a Distância), São Carlos, ago. 2020. ISSN 2316-8722. Disponível em: <https://cietenped.ufscar.br/submissao/index.php/2020/article/view/1713>. Acesso em: 26 maio 2022.
Seção
CIET:EnPED:2020 - Ensino e aprendizagem por meio de/para o uso de TDIC