PROJETOS E ESTRATÉGIAS PARA DOCÊNCIA NO ENSINO SUPERIOR E SUA RELAÇÃO DE INTERAÇÃO ENTRE DOCENTES, DISCENTES E AS NOVAS TECNOLOGIAS

  • Marcelo Rufino Bonder

Resumo

Pretende-se neste artigo abordar a transformação provocada pelo uso das novas tecnologias no ensino superior, as mudanças na prática docente e no mercado de trabalho. Neste contexto, é preciso lançar mão de novas estratégias pedagógicas, e ferramentas tecnológicas. Muda-se a maneira de ensinar e aprender. Mostrar o jornal, no caso O Estado de S. Paulo, como proposta para atividades didáticas, estimulando a interação entre professores e alunos. As principais referências que contribuíram para a realização deste artigo foram Selma Pimenta e Léa Anastasiou (2002), que tratam de temas importantes como a identidade do professor no ensino superior. Paulo Freire (1997), que aborda a mediação pedagógica como processo de interação entre professores e alunos. José Marques de Melo (2009), oferece uma contribuição importante a respeito dos gêneros jornalísticos e Celso Antunes (2001) que contribui com temas relacionados a utilização de projetos e destaca as qualidades deste tipo de método como avaliação e suas qualidades para a aprendizagem dos alunos. Enfim, este artigo tem o intuito de contribuir sugerindo projetos e estratégias para que a docência no ensino superior aconteça por meio de uma relação de interação entre docentes, discentes e as novas tecnologias, moldando desta forma uma educação de qualidade.

Publicado
2020-08-28
Como Citar
BONDER, Marcelo Rufino. PROJETOS E ESTRATÉGIAS PARA DOCÊNCIA NO ENSINO SUPERIOR E SUA RELAÇÃO DE INTERAÇÃO ENTRE DOCENTES, DISCENTES E AS NOVAS TECNOLOGIAS. Anais do CIET:EnPED:2020 - (Congresso Internacional de Educação e Tecnologias | Encontro de Pesquisadores em Educação a Distância), São Carlos, ago. 2020. ISSN 2316-8722. Disponível em: <https://cietenped.ufscar.br/submissao/index.php/2020/article/view/1714>. Acesso em: 09 out. 2024.
Seção
CIET:EnPED:2020 - Ensino e aprendizagem por meio de/para o uso de TDIC