PROJETOS E ESTRATÉGIAS PARA DOCÊNCIA NO ENSINO SUPERIOR E SUA RELAÇÃO DE INTERAÇÃO ENTRE DOCENTES, DISCENTES E AS NOVAS TECNOLOGIAS
Resumo
Pretende-se neste artigo abordar a transformação provocada pelo uso das novas tecnologias no ensino superior, as mudanças na prática docente e no mercado de trabalho. Neste contexto, é preciso lançar mão de novas estratégias pedagógicas, e ferramentas tecnológicas. Muda-se a maneira de ensinar e aprender. Mostrar o jornal, no caso O Estado de S. Paulo, como proposta para atividades didáticas, estimulando a interação entre professores e alunos. As principais referências que contribuíram para a realização deste artigo foram Selma Pimenta e Léa Anastasiou (2002), que tratam de temas importantes como a identidade do professor no ensino superior. Paulo Freire (1997), que aborda a mediação pedagógica como processo de interação entre professores e alunos. José Marques de Melo (2009), oferece uma contribuição importante a respeito dos gêneros jornalísticos e Celso Antunes (2001) que contribui com temas relacionados a utilização de projetos e destaca as qualidades deste tipo de método como avaliação e suas qualidades para a aprendizagem dos alunos. Enfim, este artigo tem o intuito de contribuir sugerindo projetos e estratégias para que a docência no ensino superior aconteça por meio de uma relação de interação entre docentes, discentes e as novas tecnologias, moldando desta forma uma educação de qualidade.