O USO DE PLATAFORMAS DIGITAIS E APLICATIVOS EDUCACIONAIS VOLTADOS PARA O ENSINO DE ASTRONOMIA E A CONSTRUÇÃO DE UMA LUNETA ATRAVÉS DE MATERIAS DE BAIXO CUSTO
Resumo
O presente trabalho tem como objetivo proporcionar a divulgação de plataformas digitais e aplicativos voltados para o ensino de astronomia, como também a divulgação da construção de uma luneta de baixo custo, que junto com esses aplicativos e plataformas servem como um meio de aproximar o aluno dos conhecimentos de astronomia. Esta questão se mostra bastante pertinente, visto a dificuldade enfrentada em muitas escolas públicas em montar e manter laboratórios em suas dependências seja por falta de espaço físico e/ou recursos públicos. A criação de ferramentas de baixo custo e com materiais acessíveis torna as aulas mais atrativas aos discentes, despertando seu interesse, bem como desmistificar a idéia de que a ciência só pode ser produzida em laboratório e que está longe do dia-a-dia das pessoas. Os conteúdos de astronomia, apesar de fazer parte do currículo, na temática Terra e Universo, por muitas vezes é pouco explorado e de difícil assimilação aos alunos, apesar do fascínio que o céu causa na humanidade. Diante desta observação propôs a criação de um telescópio tipo luneta como ferramenta de baixo custo para a visualização das crateras lunares, com o intuito de auxiliar na explanação dos conteúdos de astronomia na aprendizagem dos alunos, bem como motivá-los para as aulas de ciências. Além disso, a proposta visa mostrar alguns aplicativos que podem ser utilizados para o ensino de ciências e astronomia.