PROPOSTA DE INTERVENÇÃO PEDAGÓGICA A PARTIR DA SUBSTITUIÇÃO DO CADERNO PELO COMPUTADOR OU SMARTPHONE UTILIZANDO O PACOTE OFFICE OU SIMILAR DURANTE TODO ANO LETIVO OU EM ATIVIDADES ESPECÍFICAS

  • Vladimir Rocha Ferreira

Resumo

Este trabalho é uma proposta para um Projeto de intervenção Pedagógica (PIPE) a ser realizado nas aulas de História, entretanto, com possibilidades reais de ser usado em outras disciplinas. A proposta consiste em usar os recursos do pacote Office ou similar e substituir o caderno usado nas aulas expositivas e atividades diversas, em aulas com recursos tecnológicos, especialmente os recursos do pacote Office ou similar. Assim, professor e estudantes  deverão realizar parte ou tudo que fariam em seu quadro e caderno, substituindo pelos recursos do pacote Office ou similar, principalmente, Excel, Power Point e Word, além de outros recursos, como editores de texto, vídeos e áudio, para citar alguns, integrando as Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC) no processo de construção do conhecimento, sem que o objetivo pedagógico seja alterado. A introdução de tais recursos, além de não comprometer o ensino e aprendizagem, pode favorecê-las, tornando todo o processo mais interessante, desafiador, criativo e lúdico. Essa proposta objetiva que os estudantes possam se desenvolver no domínio do Office, bem como na disciplina de História e fundamentalmente que sejam capazes de compartilhar e construir o saber, saindo da posição de receptores do conhecimento para a de protagonistas, numa atuação ativa na busca e construção do conhecimento.

Publicado
2020-08-28
Como Citar
FERREIRA, Vladimir Rocha. PROPOSTA DE INTERVENÇÃO PEDAGÓGICA A PARTIR DA SUBSTITUIÇÃO DO CADERNO PELO COMPUTADOR OU SMARTPHONE UTILIZANDO O PACOTE OFFICE OU SIMILAR DURANTE TODO ANO LETIVO OU EM ATIVIDADES ESPECÍFICAS. Anais do CIET:EnPED:2020 - (Congresso Internacional de Educação e Tecnologias | Encontro de Pesquisadores em Educação a Distância), São Carlos, ago. 2020. ISSN 2316-8722. Disponível em: <https://cietenped.ufscar.br/submissao/index.php/2020/article/view/1717>. Acesso em: 26 maio 2022.
Seção
CIET:EnPED:2020 - Ensino e aprendizagem por meio de/para o uso de TDIC