LETRAMENTO DIGITAL E FORMAÇÃO DE PROFESSORES

  • Maisa Pereira de Andrade

Resumo

Marcadas pelos avanços tecnológicos, a sociedade está passando por profundas transformações. Com base nisso, este artigo tem o objetivo de demonstrar a importância do letramento digital nas transformações sofridas no campo educacional, que afetam diretamente a escola e, por isso, precisa ser incorporado e praticado no atual currículo de formação dos professores. A presente investigação buscou evidenciar como anda o currículo da formação de professores e se apoiou no levantamento e análise das grades curriculares de alguns cursos de Pedagogia das universidades públicas localizadas no estado do Rio de Janeiro. Neste escopo de coleta, identificaram-se 10 disciplinas obrigatórias ligadas ao tema do letramento digital e este foi o material analisado por compreender que estas são a base da formação inicial. O professor tem papel primordial no desenvolvimento de processos educacionais e o currículo de sua formação deve preocupar-se em analisar criticamente fenômenos atuais e produzir práticas pedagógicas reflexivas em relação ao letramento digital.

Publicado
2020-08-28
Como Citar
ANDRADE, Maisa Pereira de. LETRAMENTO DIGITAL E FORMAÇÃO DE PROFESSORES. Anais do CIET:EnPED:2020 - (Congresso Internacional de Educação e Tecnologias | Encontro de Pesquisadores em Educação a Distância), São Carlos, ago. 2020. ISSN 2316-8722. Disponível em: <https://cietenped.ufscar.br/submissao/index.php/2020/article/view/1718>. Acesso em: 26 maio 2022.
Seção
CIET:EnPED:2020 - Ensino e aprendizagem por meio de/para o uso de TDIC