PROTAGONISMO JOVEM E AS NOVAS TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO NA EDUCAÇÃO

  • Carla Cristina Rodrigues Santos
  • Aline Moreira Aguiar
  • Felicíssimo Bolivar da Fonseca
  • Raquel Martins Fernandes

Resumo

Nitidamente, as tecnologias de informação e comunicação são vivenciadas em várias esferas sociais, assim sendo, a educação não poderia abster-se de tal recurso, pois essas, além de proporcionar um acesso instantâneo aos mais diversos tipos de informações, ainda incentivam o protagonismo jovem na educação. Objetiva-se neste trabalho, relatar uma experiência vivenciada em um Instituto de ensino, a qual consiste em um questionário desenvolvido por estudantes do Ensino Médio em parceria com um grupo de pesquisadores, envolvendo os próprios alunos, mestres/mestrandos, doutores e professores, com a finalidade de identificar quais as perspectivas que os estudantes tinham acerca da educação e suas premissas em relação a melhoria da mesma. Partindo de pressupostos teóricos, que vão desde a Base Nacional Comum Curricular até as concepções de Paulo Freire. Para tanto, foi utilizado como recurso de levantamento de dados, um questionário desenvolvido pelos alunos no Google Forms, o qual foi disponibilizado para que os educandos respondessem via whatsapp. Desse modo, observou-se que os alunos, quando colocados como protagonistas do processo de aprendizagem, sentem-se mais motivados e com mais desejo de aprender, além de ressignificar, cada vez mais, a função da escola, a qual vai muito além de transmissão de conteúdo.

Publicado
2020-08-28
Como Citar
SANTOS, Carla Cristina Rodrigues et al. PROTAGONISMO JOVEM E AS NOVAS TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO NA EDUCAÇÃO. Anais do CIET:EnPED:2020 - (Congresso Internacional de Educação e Tecnologias | Encontro de Pesquisadores em Educação a Distância), São Carlos, ago. 2020. ISSN 2316-8722. Disponível em: <https://cietenped.ufscar.br/submissao/index.php/2020/article/view/1719>. Acesso em: 26 maio 2022.
Seção
CIET:EnPED:2020 - Ensino e aprendizagem por meio de/para o uso de TDIC