LETRAMENTO DIGITAL E TRABALHO DOCENTE EM CONTEXTO DE PANDEMIA
Resumo
O objetivo deste trabalho é discutir a visão de professores da rede pública acerca de suas experiências com o uso de tecnologias digitais no processo de ensino e aprendizagem em contexto de pandemia. Os pressupostos teóricos desta pesquisa amparam-se nas investigações de letramento digital propostas por Coscarelli e Ribeiro (2017), Lankshear e Knobel (2011), Soares (1998, 2002), dentre outros. As reflexões aqui propostas buscam analisar como a formação de professores articulada ao uso competente das ferramentas digitais de ensino e aprendizagem pode ser determinante no exercício da docência em situações de aprendizagem mediadas por mídias. O conjunto do material analisado é formado por um questionário de cinco questões dirigido a 20 professores da rede pública municipal de Fortaleza-CE. As conclusões desta pesquisa evidenciam a lacuna ainda existente no processo de formação/capacitação dos professores quanto ao uso de tecnologias da informação e comunicação, constatando a ausência de estrutura física, a inexistência de equipamentos tecnológicos que possibilitem uma nova realidade de inclusão digital na educação pública brasileira.