PUBLICAÇÕES SOBRE INOVAÇÃO NO ENSINO DE SUPERIOR DE ADMINISTRAÇÃO

  • Sandson Barbosa Azevedo
  • Lana Montezano
  • Ana Cristina Coelho Barroso Fernandes
  • Luana Soares Rissardi

Resumo

Dado o contexto de mudanças no ensino superior em decorrência da evolução tecnológica e dos processos de aprendizagem, considerando ainda o papel mais ativo do discente, este trabalho investigou as estratégias e metodologias inovadoras adotadas no ensino superior de administração, com possíveis dificuldades e ganhos obtidos relativos à sua utilização, a partir da produção científica nacional e internacional dos últimos 10 anos. Foram analisados 47 artigos, a partir de critérios pré-estabelecidos. Os principais resultados foram: em 2017 houve maior ocorrência de publicações; a Revista de Administração: Ensino e Pesquisa foi a que mais publicou sobre o tema;) há baixa ocorrência de uso de formas inovadoras de ensino para o desenvolvimento de empreendedorismo e inovação; as formas inovadoras mais utilizadas foram a ferramenta TIC e a metodologia de aprendizagem baseada em problemas; os principais ganhos foram o desenvolvimento de competências e a oportunidade de relacionar teoria e prática; as principais dificuldades foram falta de suporte institucional e de preparo dos docentes.

Publicado
2020-08-28
Como Citar
AZEVEDO, Sandson Barbosa et al. PUBLICAÇÕES SOBRE INOVAÇÃO NO ENSINO DE SUPERIOR DE ADMINISTRAÇÃO. Anais do CIET:EnPED:2020 - (Congresso Internacional de Educação e Tecnologias | Encontro de Pesquisadores em Educação a Distância), São Carlos, ago. 2020. ISSN 2316-8722. Disponível em: <https://cietenped.ufscar.br/submissao/index.php/2020/article/view/1721>. Acesso em: 26 maio 2022.
Seção
CIET:EnPED:2020 - Ensino e aprendizagem por meio de/para o uso de TDIC