LETRAMENTO DIGITAL NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS COM A UTILIZAÇÃO DE AVA: POSSIBILIDADES DE UM APRENDIZADO SIGNIFICATIVO.
Resumo
A pesquisa em questão tem como objeto avaliar a pertinência do uso de Ambiente Virtual de Aprendizagem no Letramento Digital desenvolvido na modalidade de Educação de Jovens e Adultos. Como problemáticas, apresentam-se, as questões que envolvem a diversidade de públicos atendidos por esta modalidade (jovens e idosos), suas necessidades e perspectivas para o aprendizado significativo das novas tecnologias. Assim, uma das perguntas norteadoras desta pesquisa é: como os ambientes virtuais de aprendizagem podem ser ferramentas eficazes para o aprendizado significativo de novas tecnologias na Educação de Jovens e Adultos? Para tanto buscaremos coletar e classificar os dados obtidos no Ambiente Virtual de Aprendizagem desenvolvido para EJA nos anos de 2018 e 2019 pelo professor/pesquisador e analisar sua eficácia enquanto ferramenta pedagógica. Neste sentido, esta pesquisa coaduna com as metodologias de pesquisa participante e tem como objetivo demonstrar as potencialidades do uso de AVAs no Letramento Digital (CARMO, 2018) de jovens e adultos