ESTRUTURA E PROCESSOS DE UM AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM DE CURSO ONLINE DE PÓS-GRADUAÇÃO PARA CAPACITAÇÃO E FORTALECIMENTO DE PROFISSIONAIS DE ENGENHARIA NO ESTADO DE SÃO PAULO DIANTE DAS TRANSFORMAÇÕES DIGITAIS – ESTUDO DE CASO DA UNIVESP
Resumo
É fato o aumento da oferta de cursos na modalidade de ensino a distância (EAD) com base nas
plataformas denominadas de Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA). Empresas e
instituições viram-se necessitadas a pesquisar e selecionar recursos de infraestrutura e de
profissionais objetivando oferecer cursos adequando custos com processos de ensino e
aprendizagem de qualidade que satisfizessem seus clientes. Somem-se a isso necessidades de
estudantes e profissionais de diversos segmentos permanecerem por mais tempo em suas
residências pelas condições impostas tanto de natureza ambiental (catástrofes - terremotos,
tsunamis, pandemias) como de autoridades públicas (decretos de restrições de circulação,
imposição de isolamento social) ou até mesmo de empresas e escolas visando a redução de
custos operacionais. O presente artigo, utilizando como estratégia de pesquisa um estudo de
caso na Universidade Virtual do Estado de São Paulo (UNIVESP), consistiu em mapear a
estrutura utilizada e os processos de condução de um curso EAD identificando as dificuldades
encontradas pelos tutores e alunos ao longo do curso caracterizado na modalidade pós-
graduação - especialização, criado em parceria pela UNESP, UNIVESP e CREA-SP e considerado
inédito por seus criadores e ofertado exclusivamente aos profissionais de engenharia
registrados regularmente no Conselho Regional de Engenharia do Estado de São Paulo. Os
autores atuaram como tutores ao longo das etapas da evolução do curso iniciando-se pela
ambientação ao AVA até a apresentação, pelos alunos, do projeto de conclusão do curso.
Como resultado elaborou-se um conjunto de recomendações à melhoria dos processos a esta
modalidade de EAD.