LETRAMENTO DIGITAL: ENCONTROS E DESENCONTROS NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES

  • Nádia Nara de Godoy Pezenti
  • Renato Adriano Pezenti

Resumo

A revolução tecnológica ocorrida do século XX para o século XXI e a inserção do computador em nosso meio gerou importantes modificações na rotina de diversas áreas educacionais, impactando gestores, professores e alunos. Com isso, a falta de espaço para o debate nas discussões diárias também é identificada e, por vezes o seu uso é apresentado de forma ineficiente. Assim, este artigo aborda uma breve discussão sobre as definições do termo letramento digital definidas por Magda Soares e Angela Kleiman com o objetivo de ampliar a discussão sobre a formação de professores, incentivando reflexões que sensibilizem o leitor sobre a importância das tecnologias no processo formativo. Destacamos a importância do debate, especialmente voltado para questões emergenciais quanto ao uso consciente das tecnologias em contextos educacionais que promova resultados satisfatórios de aprendizagem. Frente aos desafios impostos pelos impactos da COVID-19 ensejamos que este movimento se torne ainda mais urgente em busca de uma ressignificação dos modelos tradicionais da formação de professores envoltos, cada vez mais, em tecnologias.

Publicado
2020-08-28
Como Citar
PEZENTI, Nádia Nara de Godoy; PEZENTI, Renato Adriano. LETRAMENTO DIGITAL: ENCONTROS E DESENCONTROS NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES. Anais do CIET:EnPED:2020 - (Congresso Internacional de Educação e Tecnologias | Encontro de Pesquisadores em Educação a Distância), São Carlos, ago. 2020. ISSN 2316-8722. Disponível em: <https://cietenped.ufscar.br/submissao/index.php/2020/article/view/1724>. Acesso em: 25 set. 2022.
Seção
CIET:EnPED:2020 - Ensino e aprendizagem por meio de/para o uso de TDIC