RÁDIO ESCOLAR: PROPOSTA DE DESENVOLVIMENTO DE UMA EMISSORA PARA ALUNOS DO ENSINO FUNDAMENTAL DA ESCOLA MUNICIPAL GIOVANINI CHIODI, CONTAGEM (MG)

  • THIAGO ANTONIO DA SILVA CAMINI

Resumo

Envolver o ambiente escolar com Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação é uma possibilidade para elevar o interesse dos alunos na medida em que dialoga com a realidades desses. A rádio escolar, além de resgatar uma mídia histórica, mas também contemporânea, permite que o educando se envolva em atividades de elevado potencial pedagógico. A base deste trabalho é resgatar um pouco do histórico da rádio no Brasil, com destaque para Landell de Moura e Roquete-Pinto, precursores dessa temática, além de demonstrar como a rádio escolar é uma ferramenta rica para ser inserida no ambiente educacional. Foram realizados dois estudos de caso para melhor compreensão da estrutura e funcionamento de rádios educativas, a rádio Federal FM (IFMG campus Passos) e a Rádio Coruja (Escola Municipal Glória Marques Diniz). Acrescido a isso, objetiva-se iniciar conceitualmente e metodologicamente uma rádio escolar na Escola Municipal Giovanini Chiodi em Contagem-MG, estrutura já organizada no presente artigo.  

Publicado
2020-08-28
Como Citar
CAMINI, THIAGO ANTONIO DA SILVA. RÁDIO ESCOLAR: PROPOSTA DE DESENVOLVIMENTO DE UMA EMISSORA PARA ALUNOS DO ENSINO FUNDAMENTAL DA ESCOLA MUNICIPAL GIOVANINI CHIODI, CONTAGEM (MG). Anais do CIET:EnPED:2020 - (Congresso Internacional de Educação e Tecnologias | Encontro de Pesquisadores em Educação a Distância), São Carlos, ago. 2020. ISSN 2316-8722. Disponível em: <https://cietenped.ufscar.br/submissao/index.php/2020/article/view/1725>. Acesso em: 15 jul. 2024.
Seção
CIET:EnPED:2020 - Ensino e aprendizagem por meio de/para o uso de TDIC