RÁDIO INTERATIVA: PROPOSTA DE UTILIZAÇÃO DE UMA RÁDIO ESCOLA COMO FERRAMENTA PEDAGÓGICA NO INSTITUTO FEDERAL DO AMAZONAS

  • Eder Marcio Araujo Sobrinho

Resumo

Os avanços científicos vivenciados a partir da segunda metade do século XX propiciaram à sociedade apropriar-se das novas tecnologias e os jovens que ocupam as carteiras escolares hoje em dia são os mesmos inseridos nesse contexto social e tecnológico. A fim de tornar o ensino mais atrativo e promover o sucesso e permanência dos educandos na escola, é primordial que a educação acompanhe essa evolução e promova aos professores e alunos a utilização das tecnologias digitais de informação e comunicação como instrumentos favorecedores de aprendizagens. Nessa perspectiva, o presente estudo apresenta uma proposta de investigação que busca analisar a utilização de uma rádio escola como ferramenta pedagógica, visando a contribuição para a melhora no processo de ensino-aprendizagem no âmbito do Instituto Federal do Amazonas – IFAM/Campus Presidente Figueiredo. Consiste em uma pesquisa exploratória descritiva, de natureza aplicada, com abordagem qualitativa, onde se pretende desenvolver o projeto Rádio Interativa e descrever as suas contribuições por meio de uma analise de conteúdo. A relevância deste estudo está na busca por experiências exitosas envolvendo a utilização do rádio como ferramenta pedagógica no contexto escolar, com a finalidade de inspirar novas práticas educativas nesse contexto. 

Publicado
2020-08-28
Como Citar
SOBRINHO, Eder Marcio Araujo. RÁDIO INTERATIVA: PROPOSTA DE UTILIZAÇÃO DE UMA RÁDIO ESCOLA COMO FERRAMENTA PEDAGÓGICA NO INSTITUTO FEDERAL DO AMAZONAS. Anais do CIET:EnPED:2020 - (Congresso Internacional de Educação e Tecnologias | Encontro de Pesquisadores em Educação a Distância), São Carlos, ago. 2020. ISSN 2316-8722. Disponível em: <https://cietenped.ufscar.br/submissao/index.php/2020/article/view/1728>. Acesso em: 15 jul. 2024.
Seção
CIET:EnPED:2020 - Ensino e aprendizagem por meio de/para o uso de TDIC