LICENCIATURAS EM MATEMÁTICA TÊM PROPICIADO AOS FUTUROS PROFESSORES OPORTUNIDADES DE APRENDIZAGEM SOBRE O USO PEDAGÓGICO DAS TDIC PARA O ENSINO?
Resumo
Este artigo partiu da problemática da formação inicial dos professores de Matemática e das possibilidades de construção de conhecimentos sobre o uso pedagógico das TDIC por licenciandos em Matemática de Universidades Públicas de Mato Grosso do Sul, Brasil. Assim, o objetivo foi investigar se cursos de formação inicial de Matemática têm propiciado aos licenciandos oportunidades de aprendizagem das TDIC para ensinar. Para tal, realizamos uma pesquisa qualitativa, documental, com análise interpretativa - com categorias pré-estabelecidas - do Projeto Político Pedagógico (PPP) do curso de Licenciatura em Matemática da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, Campus do Pantanal (CPAN), disponível no site da instituição. O CPAN atende moradores da região pantaneira e o público fronteiriço entre o Brasil e a Bolívia. Analisamos o PPP na sua versão de 2019, sob o prisma da fundamentação teórica do Technological Pedagogical Content Knowledge (TPACK), desenvolvido por Mishra e Koehler, que estabelece o cabedal de conhecimentos docentes para ensinar com as TDIC. A pesquisa apontou que ementas de algumas disciplinas permitem inferir que elas propiciam oportunidades de construção do conhecimento pedagógico tecnológico (TPK), tecnológico do conteúdo (TCK) e pedagógico do conteúdo (PCK) e, consequentemente, pode assinalar para a construção do TPACK.