O USO DO PODCAST PARA ENSINO-APRENDIZAGEM: PROJETO MEDIAR EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA EM ESCOLAS DE ENSINO MÉDIO DE JOINVILLE/SC

  • Mirian R P Ribeiro

Resumo

Esse artigo aborda como as tecnologias digitais têm transformado a sociedade, com destaque o podcast. Inicia-se com a revisão histórica das transformações culturais e sociais causadas pelo surgimento das novas tecnologias, focando nas consequências que o surgimento da internet causou na comunicação. Analisa-se o rádio, e a sua sucessão por tecnologias como o podcast, identificando características que são similares e divergentes. Essas análises identificam um fenômeno chamado de convergência tecnológica - a transformação de mídias anteriores a internet em mídias digitais. E por fim, verifica-se como as novas tecnologias e o podcast estão transformando processos sociais e culturais contemporâneos, utilizando o Projeto Mediar, como estudo de caso de como a área da educação tem se apropriado das novas tecnologias e quais os desafios a serem superados após a constatação desses fenômenos.

Publicado
2020-08-28
Como Citar
R P RIBEIRO, Mirian. O USO DO PODCAST PARA ENSINO-APRENDIZAGEM: PROJETO MEDIAR EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA EM ESCOLAS DE ENSINO MÉDIO DE JOINVILLE/SC. Anais do CIET:EnPED:2020 - (Congresso Internacional de Educação e Tecnologias | Encontro de Pesquisadores em Educação a Distância), São Carlos, ago. 2020. ISSN 2316-8722. Disponível em: <https://cietenped.ufscar.br/submissao/index.php/2020/article/view/1731>. Acesso em: 19 jan. 2025.
Seção
CIET:EnPED:2020 - Conteúdos educacionais – da produção à exibição