FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES DE ENSINO RELIGIOSO EM INTERFACE COM A EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA

  • Alysson Brabo Antero

Resumo

O artigo versa sobre formação continuada de professores em interface com a educação a distância. Com o objetivo de perceber se a modalidade de ensino a distância pode efetivamente contribuir no processo de capacitação em serviço de profissionais da educação, realizou-se um estudo na fronteira da pesquisa teórico-bibliográfica com o método estudo de caso. O lócus da investigação foi um curso de extensão em Ensino Religioso, ofertado na modalidade a distância, no ano de 2017, pela Universidade Federal do Amapá. Com efeito, o referido curso, planejado e executado segundo o desenho instrucional ADDIE, cumpriu seu objetivo de proporcionar formação a professores que se encontravam distantes geograficamente e que não teriam tempo para cursar presencial, ou ainda, condições financeiras de arcar com um curso particular. Além disso, a partir do diálogo da investigação de campo com reflexões teóricas, estamos autorizados a inferir que cursos de capacitação em serviço em interfaces com a educação a distância apresentam-se como alternativa viável para suprir a carência por formação e, por consequência, ajuda a democratizar o acesso à educação e a formação continuada. Palavras-chave: Formação continuada, ensino religioso e educação a distância.

Publicado
2020-08-28
Como Citar
ANTERO, Alysson Brabo. FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES DE ENSINO RELIGIOSO EM INTERFACE COM A EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA. Anais do CIET:EnPED:2020 - (Congresso Internacional de Educação e Tecnologias | Encontro de Pesquisadores em Educação a Distância), São Carlos, ago. 2020. ISSN 2316-8722. Disponível em: <https://cietenped.ufscar.br/submissao/index.php/2020/article/view/1732>. Acesso em: 19 set. 2024.
Seção
CIET:EnPED:2020 - Políticas e gestão por meio de/para o uso de TDIC