FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES DE ENSINO RELIGIOSO EM INTERFACE COM A EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA
Resumo
O artigo versa sobre formação continuada de professores em interface com a educação a distância. Com o objetivo de perceber se a modalidade de ensino a distância pode efetivamente contribuir no processo de capacitação em serviço de profissionais da educação, realizou-se um estudo na fronteira da pesquisa teórico-bibliográfica com o método estudo de caso. O lócus da investigação foi um curso de extensão em Ensino Religioso, ofertado na modalidade a distância, no ano de 2017, pela Universidade Federal do Amapá. Com efeito, o referido curso, planejado e executado segundo o desenho instrucional ADDIE, cumpriu seu objetivo de proporcionar formação a professores que se encontravam distantes geograficamente e que não teriam tempo para cursar presencial, ou ainda, condições financeiras de arcar com um curso particular. Além disso, a partir do diálogo da investigação de campo com reflexões teóricas, estamos autorizados a inferir que cursos de capacitação em serviço em interfaces com a educação a distância apresentam-se como alternativa viável para suprir a carência por formação e, por consequência, ajuda a democratizar o acesso à educação e a formação continuada. Palavras-chave: Formação continuada, ensino religioso e educação a distância.