RECURSOS TECNOLÓGICOS E OS DESAFIOS DA EDUCAÇÃO EM TEMPOS DE PANDEMIA

  • Alessandra Batista de Godoi Branco
  • Emerson Pereira Branco
  • Gisele Adriano
  • Lilian Fávaro Alegrâncio Iwasse

Resumo

Este artigo aborda a utilização dos recursos tecnológicos no processo de ensino e aprendizagem. Discute a questão da implantação de aulas não presenciais no Brasil, devido à pandemia da COVID-19 no ano de 2020. O estudo foi fundamentado por meio de revisão bibliográfica e documental. Teve como objetivo analisar as nuances em torno da utilização das Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação como recursos pedagógicos, levando em consideração as condições de acesso dos alunos, a disponibilidade dessas ferramentas e as condições de infraestrutura das unidades escolares. Os resultados apontam que as desigualdades sociais interferem direta ou indiretamente nas condições de acesso da população aos recursos tecnológicos importantes como a internet, o que foi um dos obstáculos para a efetivação das aulas não presenciais durante o período de pandemia da COVID-19. Além disso, observou-se a necessidade de se repensar a formação inicial e continuada dos professores para melhor aproveitamento das tecnologias nas atividades pedagógicas.

Publicado
2020-08-28
Como Citar
BRANCO, Alessandra Batista de Godoi et al. RECURSOS TECNOLÓGICOS E OS DESAFIOS DA EDUCAÇÃO EM TEMPOS DE PANDEMIA. Anais do CIET:EnPED:2020 - (Congresso Internacional de Educação e Tecnologias | Encontro de Pesquisadores em Educação a Distância), São Carlos, ago. 2020. ISSN 2316-8722. Disponível em: <https://cietenped.ufscar.br/submissao/index.php/2020/article/view/1736>. Acesso em: 26 maio 2022.
Seção
CIET:EnPED:2020 - Ensino e aprendizagem por meio de/para o uso de TDIC