LÍNGUAS ESTRANGEIRAS NO CONTEXTO DO ENSINO REMOTO EMERGENCIAL: APROPRIAÇÃO DE INSTRUMENTOS PARA ENSINO E APRENDIZAGEM
Resumo
Este estudo apresenta um curso de formação linguística e didática realizado na modalidade virtual com professores de línguas estrangeiras do Centro de Estudos de Línguas do Estado de São Paulo (CEL), visando a experimentação e a apropriação de instrumentos (RABARDEL, 1995) para o trabalho de ensino. Mais pontualmente, o trabalho se propõe a (i) descrever o desenho da formação, bem como as adaptações propostas para a modalidade virtual; (ii) destacar as especificidades do trabalho de formação para o ensino e aprendizagem de língua estrangeira nessa modalidade; e (iii) ilustrar casos de apropriação de instrumentos utilizados na formação para o ensino remoto emergencial de francês no CEL. Para tanto, o trabalho se baseia no paradigma interacionista social (VYGOTSKI, 1934/1997; 1931/2014), no quadro teórico-metodológico do Interacionismo Sociodiscursivo (BRONCKART, 1999), com aportes da didática do francês língua estrangeira (COURTILLON, 2003) e dos trabalhos brasileiros nessa área (LOUSADA, 2012).