LÍNGUAS ESTRANGEIRAS NO CONTEXTO DO ENSINO REMOTO EMERGENCIAL: APROPRIAÇÃO DE INSTRUMENTOS PARA ENSINO E APRENDIZAGEM

  • Emily Caroline da Silva
  • Arthur Marra de Oliveira

Resumo

Este estudo apresenta um curso de formação linguística e didática realizado na modalidade virtual com professores de línguas estrangeiras do Centro de Estudos de Línguas do Estado de São Paulo (CEL), visando a experimentação e a apropriação de instrumentos (RABARDEL, 1995) para o trabalho de ensino. Mais pontualmente, o trabalho se propõe a (i) descrever o desenho da formação, bem como as adaptações propostas para a modalidade virtual; (ii) destacar as especificidades do trabalho de formação para o ensino e aprendizagem de língua estrangeira nessa modalidade; e (iii) ilustrar casos de apropriação de instrumentos utilizados na formação para o ensino remoto emergencial de francês no CEL. Para tanto, o trabalho se baseia no paradigma interacionista social (VYGOTSKI, 1934/1997; 1931/2014), no quadro teórico-metodológico do Interacionismo Sociodiscursivo (BRONCKART, 1999), com aportes da didática do francês língua estrangeira (COURTILLON, 2003)  e dos trabalhos brasileiros nessa área (LOUSADA, 2012).

Publicado
2020-08-28
Como Citar
SILVA, Emily Caroline da; OLIVEIRA, Arthur Marra de. LÍNGUAS ESTRANGEIRAS NO CONTEXTO DO ENSINO REMOTO EMERGENCIAL: APROPRIAÇÃO DE INSTRUMENTOS PARA ENSINO E APRENDIZAGEM. Anais do CIET:EnPED:2020 - (Congresso Internacional de Educação e Tecnologias | Encontro de Pesquisadores em Educação a Distância), São Carlos, ago. 2020. ISSN 2316-8722. Disponível em: <https://cietenped.ufscar.br/submissao/index.php/2020/article/view/1737>. Acesso em: 26 set. 2023.
Seção
CIET:EnPED:2020 - Ensino e aprendizagem por meio de/para o uso de TDIC