REFLEXÕES NO CIET ENPED 2020: MARCOS CIVILIZATÓRIOS DE UM NOVO PARADIGMA, A PRESENÇA RESSIGINIFICADA

  • ODY MARCOS CHURKIN

Resumo

 Pretende-se com este trabalho compartilhar uma reflexão acerca das possibilidades e perspectivas de utilização das novas tecnologias de informação e comunicação (TICs) na educação. Como objetivo geral demonstrar um novo protagonismo em sala de aula, estudantes a desenvolver seus próprios conhecimentos a partir de desafios oferecidos, mediados e orientados pelo professor, com o processo do mobile learning, em comunhão com as metodologias ativas e o design thinking. Ilustrar as habilidades espontâneas e inatas dos jovens e crianças com os dispositivos móveis, assim como, compreender a interação dos jovens e crianças com as TICS como se fossem extensões de seus próprios corpos, entender as suas ciber habilidades, analisar a formação de uma nova geração de estudantes e compreender se é possível conceituá-la de geração dos “smart skills”. Tal fenômeno chamou atenção a ponto de se levantar a construção deste papel, além de instigar um problema inquietante. Podem as TICS, o mobile learning com o BYOD em sintonia com as metodologias ativas e o design thinking contribuir para se inovar no ensino e aprendizagem? Além de questionar; estudantes do século XXI são os novos protagonistas no cenário da produção epistemológica? Qual é o papel do professor na era da informação imediata?

Publicado
2020-08-28
Como Citar
CHURKIN, ODY MARCOS. REFLEXÕES NO CIET ENPED 2020: MARCOS CIVILIZATÓRIOS DE UM NOVO PARADIGMA, A PRESENÇA RESSIGINIFICADA. Anais do CIET:EnPED:2020 - (Congresso Internacional de Educação e Tecnologias | Encontro de Pesquisadores em Educação a Distância), São Carlos, ago. 2020. ISSN 2316-8722. Disponível em: <https://cietenped.ufscar.br/submissao/index.php/2020/article/view/1738>. Acesso em: 27 set. 2023.
Seção
CIET:EnPED:2020 - Ensino e aprendizagem por meio de/para o uso de TDIC