MAIN WORLD: APRENDENDO PROGRAMAÇÃO DE MANEIRA FÁCIL E DIVERTIDA

  • Henrique Borges Toninatto
  • Hitalo Alves Rodrigo
  • Luciene Cavalcanti Rodrigues

Resumo

Os jogos educacionais podem ser uma excelente opção de ensino e aprendizagem, uma vez que, por meio deles, é possível criar ambientes mais dinâmicos, agradáveis e lúdicos, proporcionando novas oportunidades para o desenvolvimento cognitivo. A partir de premissas como essa, este projeto busca viabilizar o desenvolvimento de um game lúdico de plataforma 2D, o qual disponibilizará uma aplicação que visa auxiliar o aprendizado na disciplina “Algoritmos e Programação” de cursos vinculados à área de tecnologia da informação. A ferramenta propõe alinhar conceitos de aprendizagem por meio da gamificação com aventuras que ocorrem em ambientes de aprendizagem mais dinâmicos, agradáveis e desafiadores para o aluno. Pensando nisso, torna-se viável o desenvolvimento de um jogo, utilizando o Unity, um software para criação de jogos 2D e 3D, no qual o aluno poderá realizar objetivos comuns do jogo e, simultaneamente, assimilar conceitos de “lógica” e “programação” por meio das possíveis ações disponibilizadas durante cada fase.

Publicado
2020-08-28
Como Citar
TONINATTO, Henrique Borges; RODRIGO, Hitalo Alves; RODRIGUES, Luciene Cavalcanti. MAIN WORLD: APRENDENDO PROGRAMAÇÃO DE MANEIRA FÁCIL E DIVERTIDA. Anais do CIET:EnPED:2020 - (Congresso Internacional de Educação e Tecnologias | Encontro de Pesquisadores em Educação a Distância), São Carlos, ago. 2020. ISSN 2316-8722. Disponível em: <https://cietenped.ufscar.br/submissao/index.php/2020/article/view/1740>. Acesso em: 27 set. 2023.
Seção
CIET:EnPED:2020 - Ensino e aprendizagem por meio de/para o uso de TDIC