RELATO DE EXPERIÊNCIA DOCENTE: APLICAÇÃO DE UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA ELABORADA A PARTIR DOS EIXOS NORTEADORES DA BNCC E MEDIADA PELAS NOVAS TECNOLOGIAS DIGITAIS

  • Sheila Cristhiane de Almeida Isidorio
  • Ariadne Rolli Bevilaqua
  • Leonardo Monteiro Trotta

Resumo

O objetivo deste estudo é compartilhar uma experiência bem-sucedida na aplicação de uma sequência didática mediada pelas tecnologias digitais na alfabetização. A sequência didática elaborada a partir dos eixos norteadores da Base Nacional Comum Curricular e aplicada em jovens que frequentam uma Organização Não - Governamental (ONG), localizada no município do Rio de Janeiro (RJ). Participaram das atividades 28 crianças, em processo de alfabetização, que apresentam distorção de idade-série. A aplicação da sequência didática na ONG proporcionou aos estudantes atividades didáticopedagógicas desafiadoras, a partir da reflexão sobre o sistema de escrita, além de propiciar momentos de integração possibilitando a inclusão digital de jovens que compõem estatísticas relacionadas ao fracasso escolar.

Publicado
2020-08-28
Como Citar
ISIDORIO, Sheila Cristhiane de Almeida; BEVILAQUA, Ariadne Rolli; TROTTA, Leonardo Monteiro. RELATO DE EXPERIÊNCIA DOCENTE: APLICAÇÃO DE UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA ELABORADA A PARTIR DOS EIXOS NORTEADORES DA BNCC E MEDIADA PELAS NOVAS TECNOLOGIAS DIGITAIS. Anais do CIET:EnPED:2020 - (Congresso Internacional de Educação e Tecnologias | Encontro de Pesquisadores em Educação a Distância), São Carlos, ago. 2020. ISSN 2316-8722. Disponível em: <https://cietenped.ufscar.br/submissao/index.php/2020/article/view/1743>. Acesso em: 26 maio 2022.
Seção
CIET:EnPED:2020 - Ensino e aprendizagem por meio de/para o uso de TDIC