ENSINO SUPERIOR E COVID-19: GESTÃO E FORMAÇÃO DOCENTE PARA AULAS REMOTAS EM UMA IES DA REGIÃO NORTE DO BRASIL

  • Rafael Ademir Oliveira de Andrade
  • Sandra Maria Carvalho Barcelos
  • Juliana Souza Closs Correia

Resumo

O presente trabalho tem como objetivo refletir sobre as experiências de formação e atuação docente, assim como os processos de gestão destes elementos, na educação superior em plena pandemia do COVID-19. Nossa local de análise e vivência pedagógica é uma Instituição de Ensino Superior da região Norte do Brasil e a partir do relato das tomadas de decisão para com a educação no isolamento social se espera contribuir para a formação de uma teia de relatos sobre as ações educacionais no país no ano de 2020, considerando todas as especificidades. Para realizar nosso objetivo fora desenvolvido um relato das ações assim como os agentes envolvidos e os resultados obtidos tendo como lente de análise a subjetividade vivida pelos autores enquanto coordenadores pedagógicos, professores e formadores. Pela natureza do trabalho não foram realizadas grandes reflexões teóricas e sim foram associadas as teorias com a empiria das práticas relatadas, considerando o relato de caso como método basilar de análise do fenômeno. Conclui-se que a IES tomou decisões a partir de suas estruturas pré-existentes e as adaptou ao contexto vivido, superando as dificuldades e realizando as práticas de ensino. Com relação a avaliação do aprendizado se espera, quando for possível, levantar dados para se apontar o nível de aprendizado neste modelo que é inovador tanto para gestores quanto para professores e alunos.

Publicado
2020-08-28
Como Citar
ANDRADE, Rafael Ademir Oliveira de; BARCELOS, Sandra Maria Carvalho; CORREIA, Juliana Souza Closs. ENSINO SUPERIOR E COVID-19: GESTÃO E FORMAÇÃO DOCENTE PARA AULAS REMOTAS EM UMA IES DA REGIÃO NORTE DO BRASIL. Anais do CIET:EnPED:2020 - (Congresso Internacional de Educação e Tecnologias | Encontro de Pesquisadores em Educação a Distância), São Carlos, ago. 2020. ISSN 2316-8722. Disponível em: <https://cietenped.ufscar.br/submissao/index.php/2020/article/view/1745>. Acesso em: 26 maio 2022.
Seção
CIET:EnPED:2020 - Ensino e aprendizagem por meio de/para o uso de TDIC