ENSINO SUPERIOR A DISTÂNCIA EM ENGENHARIA: ESTUDOS PRELIMINARES DE DESAFIOS E POSSIBILIDADES

  • Camilla Santos Bicalho
  • Gabriel Pinheiro Silva
  • Karla Isabel de Sousa

Resumo

É possível observar que o ensino a distância tem tido significativa expansão em diversos setores educacionais e nas mais variadas áreas de atuação. Até recentemente, em algumas áreas não era possível pensar neste tipo de modalidade de educação, como a Engenharia. De acordo com as atuais demandas, setoriais e educacionais, torna-se importante identificar o que o aluno de um curso tradicionalmente técnico espera do professor, de modo a identificar necessidades e guiá-lo no aprendizado dentro do ambiente virtual. O aluno de ensino a distância em Engenharia enfatiza a necessidade de uma estrutura favorável e interatividade de qualidade em um ambiente virtual propício. Para isso o professor precisa ‘quebrar’ o tradicionalismo e desenvolver abordagens que contribuam para o aprendizado coletivo, sempre apoiado pela instituição de ensino.

Publicado
2020-08-28
Como Citar
BICALHO, Camilla Santos; SILVA, Gabriel Pinheiro; SOUSA, Karla Isabel de. ENSINO SUPERIOR A DISTÂNCIA EM ENGENHARIA: ESTUDOS PRELIMINARES DE DESAFIOS E POSSIBILIDADES. Anais do CIET:EnPED:2020 - (Congresso Internacional de Educação e Tecnologias | Encontro de Pesquisadores em Educação a Distância), São Carlos, ago. 2020. ISSN 2316-8722. Disponível em: <https://cietenped.ufscar.br/submissao/index.php/2020/article/view/1746>. Acesso em: 15 jul. 2024.
Seção
CIET:EnPED:2020 - Ensino e aprendizagem por meio de/para o uso de TDIC