MAPEAMENTO DE RECURSOS PARA O USO METODOLOGIAS ATIVAS NO AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM MOODLE

  • Vanessa Cristine Silva

Resumo

O artigo em questão tem como objetivo avaliar as características das ferramentas do Moodle, versão 3.8, que apoiam metodologias ativas mediadas por tecnologias proporcionando o ensino personalizado. Para avaliar as características presentes no ambiente virtual de aprendizagem (AVA) foram utilizadas as abordagens de aprendizagem: Aprendizagem por competências, Avaliação em Pares e Gamificação citadas na obra de Alves (2015), Manzur (2015), Morán (2015), Valente (2014). Este estudo foi elaborado com a finalidade de mapear as funcionalidades, avaliar sua usabilidade, elaborar uma capacitação e produzir conteúdos colaborando parar formação continuada de docentes de uma universidade visando multiplicar este conhecimento para melhor uso da plataforma que ainda é subutilizada como repositório de arquivos. Foi concluído que o ambiente possui estruturas, atividades e recursos que apoiam o uso de metologias ativas sendo estes: Estrutura de competências, Trilhas de aprendizagens, Emblemas (Badges), tarefa “Laboratório de avaliação” e plug-ins como “Level Up!”, “Stash” e “Ranking” apoiando as metodologias ativas que foram escopo neste trabalho.

Publicado
2020-08-28
Como Citar
SILVA, Vanessa Cristine. MAPEAMENTO DE RECURSOS PARA O USO METODOLOGIAS ATIVAS NO AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM MOODLE. Anais do CIET:EnPED:2020 - (Congresso Internacional de Educação e Tecnologias | Encontro de Pesquisadores em Educação a Distância), São Carlos, ago. 2020. ISSN 2316-8722. Disponível em: <https://cietenped.ufscar.br/submissao/index.php/2020/article/view/1747>. Acesso em: 26 set. 2023.
Seção
CIET:EnPED:2020 - Ensino e aprendizagem por meio de/para o uso de TDIC