MEDIAÇÃO PEDAGÓGICA NA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA: ANÁLISE DE PRÁTICAS DIALÓGICAS EM FÓRUNS DE DISCUSSÃO

  • IVANDA MARIA MARTINS SILVA
  • ROSIANE MARIA PEREIRA ALVES

Resumo

A mediação pedagógica é um tema bastante desafiador no cenário da Educação a Distância (EaD), quando refletimos sobre processos de ensino e aprendizagem mediados por tecnologias digitais. Na EaD, a mediação pedagógica efetiva-se nos ambientes virtuais de aprendizagem, por meio de recursos de interação, a exemplo dos fóruns de discussão. O objetivo desse estudo é analisar a mediação pedagógica em fóruns de discussão no ambiente virtual de um curso de graduação tecnológica em Hotelaria, ofertado por um Instituto Federal de Educação Tecnológica da região Nordeste. Em termos metodológicos, a investigação é de natureza qualitativa, com observação não participante no ambiente virtual de aprendizagem, tendo em vista as contribuições da netnografia e da análise dialógica do discurso para o estudo da atuação mediadora docente em fóruns de discussão. Os resultados obtidos nas análises levaram-nos a um entendimento do quanto a atuação mediadora docente, no fórum de discussão online, necessita ser discutida e aperfeiçoada, com vistas ao fomento das relações dialógicas dos discursos emitidos e das produções textuais colaborativas no processo educativo.

Publicado
2020-08-28
Como Citar
SILVA, IVANDA MARIA MARTINS; ALVES, ROSIANE MARIA PEREIRA. MEDIAÇÃO PEDAGÓGICA NA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA: ANÁLISE DE PRÁTICAS DIALÓGICAS EM FÓRUNS DE DISCUSSÃO. Anais do CIET:EnPED:2020 - (Congresso Internacional de Educação e Tecnologias | Encontro de Pesquisadores em Educação a Distância), São Carlos, ago. 2020. ISSN 2316-8722. Disponível em: <https://cietenped.ufscar.br/submissao/index.php/2020/article/view/1749>. Acesso em: 26 maio 2022.
Seção
CIET:EnPED:2020 - Ensino e aprendizagem por meio de/para o uso de TDIC