ENSINO REMOTO, REDES SOCIAIS E TRABALHO DOCENTE: O IMPACTO DO COVID-19 NOS PROCESSOS PEDAGÓGICOS NO ENSINO E OS CAMINHOS ALTERNATIVOS PARA INCLUSÃO

  • Francisco Thiago Chaves de Oliveira
  • Elcimar Simão Martins

Resumo

Em tempos de pandemia devido ao alastramento do Covid -19 o único remédio possível e eficaz é o isolamento social. Iniciado no estado do Ceará em 20 de março de 2020 esse processo precisou criar e adequar uma política de ensino voltada para uma modalidade até então não pensada e utilizada no ensino básico público. Plataformas antes elaboradas para suporte ao trabalho docente e complemento de atividade rotineiras das salas de aulas precisarem ser utilizadas em tempo integral. Algumas se mostraram ineficazes devido seu projeto e acesso pensado apenas com a modalidade presencial. Outras ganharam destaque e papel fundamental nesta etapa. Mas foi da observação e trabalho como coordenador pedagógico que podemos notar a utilização das redes sociais como complemento ao fazer docente. Dessas redes o Facebook e Whatsapp são as preferidas pelos professores para oferecer suporte aos seus alunos e não prejudicar o ensino ou diminuir os danos que essa ausência irá ocorrer em nossos alunos. Além da grande presença dessas redes nas vidas dos mais jovens, o que já facilitava o uso e a forte presença deles é uma marca importante. Coube aos educadores ocupar esse espaço com criatividade e pela necessidade de continuar o trabalho num novo cenário.

Publicado
2020-08-28
Como Citar
OLIVEIRA, Francisco Thiago Chaves de; MARTINS, Elcimar Simão. ENSINO REMOTO, REDES SOCIAIS E TRABALHO DOCENTE: O IMPACTO DO COVID-19 NOS PROCESSOS PEDAGÓGICOS NO ENSINO E OS CAMINHOS ALTERNATIVOS PARA INCLUSÃO. Anais do CIET:EnPED:2020 - (Congresso Internacional de Educação e Tecnologias | Encontro de Pesquisadores em Educação a Distância), São Carlos, ago. 2020. ISSN 2316-8722. Disponível em: <https://cietenped.ufscar.br/submissao/index.php/2020/article/view/1750>. Acesso em: 21 jan. 2025.
Seção
CIET:EnPED:2020 - Ensino e aprendizagem por meio de/para o uso de TDIC