ENSINO REMOTO, REDES SOCIAIS E TRABALHO DOCENTE: O IMPACTO DO COVID-19 NOS PROCESSOS PEDAGÓGICOS NO ENSINO E OS CAMINHOS ALTERNATIVOS PARA INCLUSÃO
Resumo
Em tempos de pandemia devido ao alastramento do Covid -19 o único remédio possível e eficaz é o isolamento social. Iniciado no estado do Ceará em 20 de março de 2020 esse processo precisou criar e adequar uma política de ensino voltada para uma modalidade até então não pensada e utilizada no ensino básico público. Plataformas antes elaboradas para suporte ao trabalho docente e complemento de atividade rotineiras das salas de aulas precisarem ser utilizadas em tempo integral. Algumas se mostraram ineficazes devido seu projeto e acesso pensado apenas com a modalidade presencial. Outras ganharam destaque e papel fundamental nesta etapa. Mas foi da observação e trabalho como coordenador pedagógico que podemos notar a utilização das redes sociais como complemento ao fazer docente. Dessas redes o Facebook e Whatsapp são as preferidas pelos professores para oferecer suporte aos seus alunos e não prejudicar o ensino ou diminuir os danos que essa ausência irá ocorrer em nossos alunos. Além da grande presença dessas redes nas vidas dos mais jovens, o que já facilitava o uso e a forte presença deles é uma marca importante. Coube aos educadores ocupar esse espaço com criatividade e pela necessidade de continuar o trabalho num novo cenário.