METODOLOGIA ATIVA E PEDAGOGIA PSICODRAMÁTICA NO ENSINO REMOTO: UMA EXPERIÊNCIA À LUZ DA BNCC
Resumo
O objetivo deste trabalho é analisar o desenvolvimento de atividades de ensino e aprendizagem utilizando metodologias ativas, desenvolvidas de forma remota, tendo como ferramentas as Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC). A experiência relatada se deu com alunos do Ensino Médio de uma Instituição Federal de Educação Básica, Técnica e Tecnológica (EBTT). Para o desenvolvimento das atividades propostas, adotamos o aporte teórico-metodológico da Aprendizagem Baseada em Projetos (ABP), em articulação com a Socionomia e Pedagogia Psicodramática, explorando o uso das TDIC e das práticas colaborativas. A análise e discussão das etapas da pesquisa foi realizada à luz da nova Base Nacional Comum Curricular (BNCC) para o Ensino Médio, no que tange às competências gerais e competências específicas da área de Linguagens e suas Tecnologias. Dentre outras considerações, confirmamos a possibilidade de desenvolvimento de metodologias ativas de forma remota, mantendo-se os princípios educativos e de responsabilidade social.