METODOLOGIA ATIVA E PEDAGOGIA PSICODRAMÁTICA NO ENSINO REMOTO: UMA EXPERIÊNCIA À LUZ DA BNCC

  • Luciene da Silva Santos Bomfim
  • Alcione Ribeiro Dias
  • Sonia da Cunha Utr

Resumo

O objetivo deste trabalho é analisar o desenvolvimento de atividades de ensino e aprendizagem utilizando metodologias ativas, desenvolvidas de forma remota, tendo como ferramentas as Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC). A experiência relatada se deu com alunos do Ensino Médio de uma Instituição Federal de Educação Básica, Técnica e Tecnológica (EBTT). Para o desenvolvimento das atividades propostas, adotamos o aporte teórico-metodológico da Aprendizagem Baseada em Projetos (ABP), em articulação com a Socionomia e Pedagogia Psicodramática, explorando o uso das TDIC e das práticas colaborativas. A análise e discussão das etapas da pesquisa foi realizada à luz da nova Base Nacional Comum Curricular (BNCC) para o Ensino Médio, no que tange às competências gerais e competências específicas da área de Linguagens e suas Tecnologias. Dentre outras considerações, confirmamos a possibilidade de desenvolvimento de metodologias ativas de forma remota, mantendo-se os princípios educativos e de responsabilidade social.

Publicado
2020-08-28
Como Citar
BOMFIM, Luciene da Silva Santos; DIAS, Alcione Ribeiro; UTR, Sonia da Cunha. METODOLOGIA ATIVA E PEDAGOGIA PSICODRAMÁTICA NO ENSINO REMOTO: UMA EXPERIÊNCIA À LUZ DA BNCC. Anais do CIET:EnPED:2020 - (Congresso Internacional de Educação e Tecnologias | Encontro de Pesquisadores em Educação a Distância), São Carlos, ago. 2020. ISSN 2316-8722. Disponível em: <https://cietenped.ufscar.br/submissao/index.php/2020/article/view/1755>. Acesso em: 27 set. 2023.
Seção
CIET:EnPED:2020 - Ensino e aprendizagem por meio de/para o uso de TDIC