ENSINO REMOTO EM MEIO À PANDEMIA DO COVID-19: PANORAMA DO USO DE TECNOLOGIAS
Resumo
A pandemia do coronavírus mudou repentinamente o dia a dia da população mundial. O avanço do vírus exigiu que órgãos de saúde implementassem medidas rigorosas de isolamento social para evitar a sua disseminação. Assim, os espaços escolares tiveram as aulas presenciais interrompidas por tempo indeterminado sem que houvesse possibilidade de replanejamento do ano letivo. Neste contexto, o objetivo desta pesquisa é demonstrar os diversos aspectos provenientes da educação remota emergencial durante o período da pandemia do coronavírus, além de discutir sobre as vantagens e desvantagens da implantação deste sistema de ensino. A metodologia utilizada foi Revisão Bibliográfica a artigos publicados em 2020 os quais abordam as condições do processo de ensino/aprendizagem durante a pandemia. Os resultados encontrados demonstram que houve uma mudança repentina na rotina escolar, a qual necessitou que professores, alunos e suas famílias adaptassem ao novo modelo de ensino remoto emergencial. Este panorama trouxe, além de impactos negativos no processo de ensino/aprendizagem pela falta de acessibilidade às Tecnologias, trouxe também alterações socioemocionais e econômicas. A principal contribuição deste período está na aprendizagem e da implantação forçada dos recursos tecnológicos nos espaços escolares, que é vista como positivo, pois a literatura demonstra que a aplicação das tecnologias em sala de aula é capaz de influenciar positivamente no processo de ensino/aprendizagem.