METODOLOGIAS ATIVAS E AMBIENTES VIRTUAIS DE APRENDIZAGEM: UMA EXPERIÊNCIA PEDAGÓGICA EM RESIDÊNCIA MULTIPROFISSIONAL EM SAÚDE

  • JOSE GERLEY DIAZ CASTRO
  • Valdiene dos Santos Possidônia Castro
  • Juliana Milhomem Paz
  • Juliana Ramos Bruno

Resumo

Como auxiliar no processo de ensino- aprendizagem o Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) altera a lógica e a relação espaço/tempo e se concretiza por intermédio da comunicação mediada por novas tecnologias. Objetivou-se realizar uma síntese reflexiva sobre os diversos aspectos que envolvem a utilização do AVA no rol das Metodologias Ativas de Aprendizagem (MAA). Este trabalho traz experiências do autor como tutor de uma especialização em Residência Multiprofissional em saúde. Ainda, foi realizada uma revisão de literatura, realizada no período de janeiro a setembro de 2016 em Bibliotecas e artigos científicos nos bancos de dados da Bireme e Scielo. Nas MA o aluno é sujeito de sua própria aprendizagem. Ao mesmo tempo, o desenvolvimento e disseminação dos AVA´s apontam perspectivas e espaços notáveis para a criação de novas possibilidades de fortalecimento das MA, balizada por uma aprendizagem cooperativa estimulada por ambientes computacionais, com alto grau de aproveitamento desde que a cultura da interação ocorra dentro do AVA.  Conclui-se que a utilização dos AVA podem fortalecer as MA ao se converterem em espaços facilitadores de discussão e aprendizagem aluno-aluno e aluno-facilitador. Ainda, a utilização do AVA poderá atingir grupos maiores de alunos como é o caso das salas de aula das Universidades.

Publicado
2020-08-28
Como Citar
CASTRO, JOSE GERLEY DIAZ et al. METODOLOGIAS ATIVAS E AMBIENTES VIRTUAIS DE APRENDIZAGEM: UMA EXPERIÊNCIA PEDAGÓGICA EM RESIDÊNCIA MULTIPROFISSIONAL EM SAÚDE. Anais do CIET:EnPED:2020 - (Congresso Internacional de Educação e Tecnologias | Encontro de Pesquisadores em Educação a Distância), São Carlos, ago. 2020. ISSN 2316-8722. Disponível em: <https://cietenped.ufscar.br/submissao/index.php/2020/article/view/1758>. Acesso em: 13 jul. 2024.
Seção
CIET:EnPED:2020 - Ensino e aprendizagem por meio de/para o uso de TDIC