LIÇÕES DO CORONAVÍRUS: APRENDENDO COM O ENSINO REMOTO

  • Lina Maria Gonçalves

Resumo

Diante do cenário atual de crise pelo novo corona vírus diversos setores da sociedade brasileira, assim como de outros países, se viram obrigados a se reinventarem. Sem desconsiderar os impactos em outros setores, a educação está entre os mais impactados, visto que de uma hora para outra, teve que migrar do ensino presencial para o remoto. Esse movimento tem gerado muitas incertezas, mas também muitas experiências significativas, que oportunizam o repensar antigas práticas, descobrir outras capazes de promover a aprendizagem, mesmo sem professores e alunos estarem fisicamente juntos. E, no momento oportuno, combinar tais práticas e recursos do ensino a distância com o ensino presencial. Neste sentido, o presente trabalho é resultado de levantamento de experiências de ensino remoto desenvolvido por Instituições brasileiras de ensino superior, analisadas à luz das concepções de EaD e Ensino Híbrido, apresentado aos estudantes de graduação, na abertura do ciclo de palestras virtuais “Línguas, Literaturas e Letramentos”, realizado durante o mês de Junho de 2020. Palavras-chave: Educação a Distância, Ensino Híbrido, Ensino Remoto, Aprendizagem docente.

Publicado
2020-08-28
Como Citar
GONÇALVES, Lina Maria. LIÇÕES DO CORONAVÍRUS: APRENDENDO COM O ENSINO REMOTO. Anais do CIET:EnPED:2020 - (Congresso Internacional de Educação e Tecnologias | Encontro de Pesquisadores em Educação a Distância), São Carlos, ago. 2020. ISSN 2316-8722. Disponível em: <https://cietenped.ufscar.br/submissao/index.php/2020/article/view/1759>. Acesso em: 27 set. 2023.
Seção
CIET:EnPED:2020 - Ensino e aprendizagem por meio de/para o uso de TDIC