FORMAÇÃO DOCENTE: INOVAR É PRECISO

  • Roseli Terra Oliveira Costa

Resumo

O presente artigo aborda a necessidade do uso das TDIC na formação inicial de professores nos cursos de licenciatura e nas escolas de educação básica. A partir de referenciais teóricos da educação (VOSGERAU, 2011; KENSKI 2012; ALMEIDA, M. E. B.; VALENTE, J .2011-2012; GATTI, 2013) analisou-se  os desafios para a docência em contexto contemporâneo, destacando que para alcançarmos melhoria da qualidade do ensino no Brasil, primeiramente temse que reestruturar a formação acadêmica do futuro professor e prepará-los para utilizarem as Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC), como linguagens que estruturam os modos de pensar, fazer, comunicar, estabelecer relações com o mundo e representar o conhecimento. Na sequência trata ainda sobre a incorporação das TDIC na prática docente nas escolas públicas, considerando a situação atual de [1]Pandemia do Coronavirus e ao final são realizadas algumas considerações que podem se resumir na necessidade dos docentes saírem da zona de conforto advindo de um processo de ensino tradicional linear, e lançar mão de metodologias inovadoras que explorem as potencialidades dos alunos, com aulas instigantes, colocando-se como mediadores e problematizadores na construção do conhecimento tendo as TDIC como aliada neste processo.


Publicado
2020-08-28
Como Citar
COSTA, Roseli Terra Oliveira. FORMAÇÃO DOCENTE: INOVAR É PRECISO. Anais do CIET:EnPED:2020 - (Congresso Internacional de Educação e Tecnologias | Encontro de Pesquisadores em Educação a Distância), São Carlos, ago. 2020. ISSN 2316-8722. Disponível em: <https://cietenped.ufscar.br/submissao/index.php/2020/article/view/1760>. Acesso em: 01 dez. 2024.
Seção
CIET:EnPED:2020 - Ensino e aprendizagem por meio de/para o uso de TDIC