FORMAÇÃO DOCENTE: INOVAR É PRECISO
Resumo
O presente artigo aborda a necessidade do uso das TDIC na formação inicial de professores nos cursos de licenciatura e nas escolas de educação básica. A partir de referenciais teóricos da educação (VOSGERAU, 2011; KENSKI 2012; ALMEIDA, M. E. B.; VALENTE, J .2011-2012; GATTI, 2013) analisou-se os desafios para a docência em contexto contemporâneo, destacando que para alcançarmos melhoria da qualidade do ensino no Brasil, primeiramente temse que reestruturar a formação acadêmica do futuro professor e prepará-los para utilizarem as Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC), como linguagens que estruturam os modos de pensar, fazer, comunicar, estabelecer relações com o mundo e representar o conhecimento. Na sequência trata ainda sobre a incorporação das TDIC na prática docente nas escolas públicas, considerando a situação atual de [1]Pandemia do Coronavirus e ao final são realizadas algumas considerações que podem se resumir na necessidade dos docentes saírem da zona de conforto advindo de um processo de ensino tradicional linear, e lançar mão de metodologias inovadoras que explorem as potencialidades dos alunos, com aulas instigantes, colocando-se como mediadores e problematizadores na construção do conhecimento tendo as TDIC como aliada neste processo.