METODOLOGIAS ATIVAS NO CONTEXTO ACADÊMICO: EXPERIÊNCIA ACERCA DA REALIZAÇÃO DE UM WORKSHOP EDUCACIONAL

  • José Benedito dos Santos Batista Neto
  • MILENA COELHO FERNANDES CALDATO
  • RENATA CAMPOS DE SOUSA BORGES
  • NATALIA KARINA NASCIMENTO DA SILVA
  • HERBERTH RICK DOS SANTOS SILVA
  • CRISTIELLE LARISSA SOUSA DE ALMEIDA
  • THIAGO MARCÍRIO GONÇALVES DE CASTRO
  • IARA VICTORIA PINHEIRO DE LIMA

Resumo

A implementação e utilização de metodologias ativas no ensino superior é altamente necessária, pois, requerem do docente a flexibilidade e capacidade de articulação, uma vez que são métodos usados para atingir ativamente o indivíduo, tornando-o crítico, capaz de transformar-se e transformar seu contexto. A partir disso, este estudo descreve a experiência de realização de uma oficina sobre as práticas de Metodologias Ativas no contexto acadêmico, realizado em uma instituição pública de ensino superior. Trata-se de um estudo descritivo, do tipo relato de experiência acerca da realização de uma oficina. Para a concretização desse evento foram seguidas algumas etapas: 01- Planejamento; 02- Revisão de Literatura; 03- Produção de projeto escrito da oficina; 04- Organização dos materiais necessários para o evento; 05- Realização da oficina. A oficina aconteceu no dia 27/11/2019, com início às 14h e término às 18h, em uma sala de aula do campus XIII da Universidade do Estado do Pará-Campus Tucuruí. Participaram da experiência 20 acadêmicos de variados cursos da área da saúde e educação, que ao final do evento foram contemplados com uma certificação de 04h de carga horária. Felizmente, a experiência foi exitosa, uma vez que todos os participantes foram muito positivos, agradecendo pelo momento tido como enriquecedor de conhecimento.

Publicado
2020-08-28
Como Citar
NETO, José Benedito dos Santos Batista et al. METODOLOGIAS ATIVAS NO CONTEXTO ACADÊMICO: EXPERIÊNCIA ACERCA DA REALIZAÇÃO DE UM WORKSHOP EDUCACIONAL. Anais do CIET:EnPED:2020 - (Congresso Internacional de Educação e Tecnologias | Encontro de Pesquisadores em Educação a Distância), São Carlos, ago. 2020. ISSN 2316-8722. Disponível em: <https://cietenped.ufscar.br/submissao/index.php/2020/article/view/1761>. Acesso em: 25 set. 2022.
Seção
CIET:EnPED:2020 - Ensino e aprendizagem por meio de/para o uso de TDIC