REFLEXÕES SOBRE A REALIDADE AUMENTADA COMO FERRAMENTA PEDAGÓGICA PARA REDUZIR ERROS LEXICAIS NA APRENDIZAGEM DO PORTUGUÉS COMO LÍNGUA ESTRANGEIRA

  • JOSE DAVID SANCHEZ REALES
  • Bryan Arrieta
  • Angulo Gabriel
  • Ramos Jamith

Resumo

A educação tem combinado com as TICs um novo ambiente de ensino, onde o aluno se torna protagonista de sua própria aprendizagem. É por isso que a presença de ferramentas tecnológicas tem revolucionado e proposto novos paradigmas pedagógicos e métodos de formação. Como é bem sabido, no estágio de ensinamento de um segundo idioma, os erros lexicais são as categorias em que os aprendizes têm comumente múltiplas falências. Isso faz referência ao uso incorreto na produção oral e escrita de um item lexical da língua que está sendo aprendida. Por conseguinte, o objetivo deste artigo é apresentar nossas reflexões sobre o uso da Realidade Aumentada no ensino-aprendizagem da língua portuguesa como língua estrangeira (L2). Por outro lado, procura-se compartilhar as experiências obtidas na implementação desta ferramenta para reduzir os erros lexicais dos alunos da língua espanhola (L1) que estão aprendendo português na Universidad del Atlántico, devido à proximidade desses dois idiomas. Palavras-chave: Realidade Aumentada, Educação, TICs, Erros Lexicais, Reflexões Pedagógicas.

Publicado
2020-08-28
Como Citar
REALES, JOSE DAVID SANCHEZ et al. REFLEXÕES SOBRE A REALIDADE AUMENTADA COMO FERRAMENTA PEDAGÓGICA PARA REDUZIR ERROS LEXICAIS NA APRENDIZAGEM DO PORTUGUÉS COMO LÍNGUA ESTRANGEIRA. Anais do CIET:EnPED:2020 - (Congresso Internacional de Educação e Tecnologias | Encontro de Pesquisadores em Educação a Distância), São Carlos, ago. 2020. ISSN 2316-8722. Disponível em: <https://cietenped.ufscar.br/submissao/index.php/2020/article/view/1762>. Acesso em: 20 set. 2024.
Seção
CIET:EnPED:2020 - Ensino e aprendizagem por meio de/para o uso de TDIC