FORMAÇÃO INICIAL EM PESQUISA PARA JOVENS DO ENSINO MÉDIO: ANÁLISE DE CURSO DE EXTENSÃO A DIST NCIA PARA ALUNOS DA REDE PÚBLICA

  • MARIA APARECIDA RODRIGUES DE SOUZA
  • Rita Rodrigues de Souza
  • Marluce Silva Sousa
  • Renata Luiza da Costa

Resumo

A pesquisa como princípio educativo tem sido estimulada na contemporaneidade devido à compreensão de que o indivíduo aprende melhor um tema quando ele  é agente ativo no processo ensino-aprendizagem. Além disso, há o reconhecimento da relevância da iniciação científica a partir do Ensino Médio, em função do desenvolvimento de outras habilidades para além do conteúdo, por exemplo, da capacidade investigativa, da autonomia e da proatividade, dentre outras. Diante disto, foi proposto e executado um curso de extensão a distância com o objetivo de iniciar alunos do Ensino Médio da rede pública na pesquisa científica. Este artigo relata e discute tal experiência. Dentre outros resultados, foi possível perceber que os estudantes participantes demonstraram que é possível aprender a pesquisar sendo ainda jovens, pois conseguiram problematizar, investigar, discutir e propor soluções. Ademais, destacamos o quanto eles ressaltaram a importância do curso, via Extensão, para ter oportunidade de formação gratuita em pesquisa e em uso de tecnologias digitais.

Publicado
2020-08-28
Como Citar
SOUZA, MARIA APARECIDA RODRIGUES DE et al. FORMAÇÃO INICIAL EM PESQUISA PARA JOVENS DO ENSINO MÉDIO: ANÁLISE DE CURSO DE EXTENSÃO A DIST NCIA PARA ALUNOS DA REDE PÚBLICA. Anais do CIET:EnPED:2020 - (Congresso Internacional de Educação e Tecnologias | Encontro de Pesquisadores em Educação a Distância), São Carlos, ago. 2020. ISSN 2316-8722. Disponível em: <https://cietenped.ufscar.br/submissao/index.php/2020/article/view/1763>. Acesso em: 26 maio 2022.
Seção
CIET:EnPED:2020 - Ensino e aprendizagem por meio de/para o uso de TDIC