FORMAÇÃO INICIAL EM PESQUISA PARA JOVENS DO ENSINO MÉDIO: ANÁLISE DE CURSO DE EXTENSÃO A DIST NCIA PARA ALUNOS DA REDE PÚBLICA
Resumo
A pesquisa como princípio educativo tem sido estimulada na contemporaneidade devido à compreensão de que o indivíduo aprende melhor um tema quando ele é agente ativo no processo ensino-aprendizagem. Além disso, há o reconhecimento da relevância da iniciação científica a partir do Ensino Médio, em função do desenvolvimento de outras habilidades para além do conteúdo, por exemplo, da capacidade investigativa, da autonomia e da proatividade, dentre outras. Diante disto, foi proposto e executado um curso de extensão a distância com o objetivo de iniciar alunos do Ensino Médio da rede pública na pesquisa científica. Este artigo relata e discute tal experiência. Dentre outros resultados, foi possível perceber que os estudantes participantes demonstraram que é possível aprender a pesquisar sendo ainda jovens, pois conseguiram problematizar, investigar, discutir e propor soluções. Ademais, destacamos o quanto eles ressaltaram a importância do curso, via Extensão, para ter oportunidade de formação gratuita em pesquisa e em uso de tecnologias digitais.