METODOLOGIAS ATIVAS: CARACTERÍSTICAS TÉCNICAS E PERCEPÇÃO DE PROFESSORES

  • Adriana Sbardelotto di Domenico
  • Renata Cândido Araújo de Lima
  • Marcos Vinicius Pereira Ribeiro
  • Luciana Boemer Cesar Pereira

Resumo

As inúmeras mudanças sociais ocorridas nas últimas décadas instigam o modelo educacional a também se adaptar e se transformar. Como as metodologias ativas vem de encontro a este panorama de mudança, modificando os papéis professor-aluno, este artigo pretende compartilhar informações sobre o emprego destas metodologias nas práticas pedagógicas, através de uma breve revisão de literatura com as principais técnicas. Assim como, expor os resultados de uma pesquisa sobre o uso/conhecimento de metodologias ativas. Esta pesquisa foi realizada com 38 professores da Universidade Tecnológica Federal do Paraná – Campus Dois Vizinhos. Com a revisão de literatura pode-se concluir que as metodologias ativas podem contribuir muito com o processo de aprendizagem, desde que haja engajamento dos professores e alunos, cada qual desempenhando seu papel. A pesquisa com os docentes demonstrou que poucos têm conhecimento pleno sobre a temática, contudo, a grande maioria demonstra interesse em ampliar tais conhecimentos.

Publicado
2020-08-28
Como Citar
DOMENICO, Adriana Sbardelotto di et al. METODOLOGIAS ATIVAS: CARACTERÍSTICAS TÉCNICAS E PERCEPÇÃO DE PROFESSORES. Anais do CIET:EnPED:2020 - (Congresso Internacional de Educação e Tecnologias | Encontro de Pesquisadores em Educação a Distância), São Carlos, ago. 2020. ISSN 2316-8722. Disponível em: <https://cietenped.ufscar.br/submissao/index.php/2020/article/view/1766>. Acesso em: 26 maio 2022.
Seção
CIET:EnPED:2020 - Ensino e aprendizagem por meio de/para o uso de TDIC