GAMIFICAÇÃO: ANÁLISE DO USO DO KAHOOT COMO ALTERNATIVA A AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM

  • Gustavo Linhares Lélis Frota

Resumo

A Gamification pode ser encontrada em diversos setores da sociedade como indústrias, finanças, saúde, entretenimento, sustentabilidade e educação. A Gamification consiste no método do uso das estruturas e técnicas dos jogos para engajar pessoas e resolver problemas. Durante o ensino tradicional observa-se diversas situações que podem comprometer o aproveitamento das atividades em sala de aula. Além disso, a aula é representada quase sempre por um monólogo frente a uma plateia passiva. Assim sendo, temos os alunos desinteressados, conversas fora de contexto e dificuldades em entender o conteúdo. Em consequência, esses problemas educacionais refletem nos resultados avaliativos. Este trabalho apresenta resultados obtidos da percepção dos alunos de um curso Técnico em Informática em relação do uso do Kahoot como alternativa a avaliação da aprendizagem. Para este trabalho foram aplicadas duas avaliações, sendo uma tradicional e a outra no Kahoot. Como resultados, foram relatados pontos positivos, podendo assim o Kahoot ser utilizado como alternativa para a avaliação tradicional.

Publicado
2020-08-28
Como Citar
FROTA, Gustavo Linhares Lélis. GAMIFICAÇÃO: ANÁLISE DO USO DO KAHOOT COMO ALTERNATIVA A AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM. Anais do CIET:EnPED:2020 - (Congresso Internacional de Educação e Tecnologias | Encontro de Pesquisadores em Educação a Distância), São Carlos, ago. 2020. ISSN 2316-8722. Disponível em: <https://cietenped.ufscar.br/submissao/index.php/2020/article/view/1767>. Acesso em: 26 maio 2022.
Seção
CIET:EnPED:2020 - Ensino e aprendizagem por meio de/para o uso de TDIC