MÍDIA E EDUCAÇÃO: O CINEMA COMO LINGUAGEM E EXPERIÊNCIA NOS PROCESSOS EDUCATIVOS, PARA UMA FORMAÇÃO CRÍTICA E REFLEXIVA NA COMTEMPORANEIDADE

  • ARUANA MARIA MENEGASSO
  • Humberto PERINELLI NETO

Resumo

Possibilidades abertas pela internet potencializaram a mídia e as redes de conexão nos últimos tempos, as quais tem sido elemento fundamental nos processos de produção, reprodução e transmissão da cultura e do conhecimento, fazem parte da educação contemporânea e desempenham papéis cada vez mais importantes na vida dos cidadãos. Por isso, aponta-se hoje a importância de integrá-las nos processos educacionais em todos seus níveis e modalidades, bem como a leitura e a apropriação crítica diante da dimensão da mídia-educação. Dessa forma, pretende-se neste trabalho refletir sobre a importância de                 se           promover processos formativos voltados especialmente            para      o             emprego                 consciente          e             crítico    das        tecnologias        no ensino/aprendizagem, especificamente do cinema, por este se tratar de uma linguagem midiática capaz de sensibilizar por meio da experiência proporcionada pelas imagens em movimento, apontando, para isso, a implementação da lei 13.006/14, que constitui uma oportunidade de democratização, ao possibilitar que o cinema alcance a todos e apresente novos sentidos para escola, ensinando os jovens a agir criticamente, a partir da inserção das tecnologias nas práticas pedagógicas. Para tanto, o texto ora proposto baseia-se em revisão de literatura, visando analisar e discutir trabalhos já publicados, para construção de nova reflexão sobre o assunto (GIL, 2007).

Publicado
2020-08-28
Como Citar
MENEGASSO, ARUANA MARIA; NETO, Humberto PERINELLI. MÍDIA E EDUCAÇÃO: O CINEMA COMO LINGUAGEM E EXPERIÊNCIA NOS PROCESSOS EDUCATIVOS, PARA UMA FORMAÇÃO CRÍTICA E REFLEXIVA NA COMTEMPORANEIDADE. Anais do CIET:EnPED:2020 - (Congresso Internacional de Educação e Tecnologias | Encontro de Pesquisadores em Educação a Distância), São Carlos, ago. 2020. ISSN 2316-8722. Disponível em: <https://cietenped.ufscar.br/submissao/index.php/2020/article/view/1768>. Acesso em: 26 maio 2022.
Seção
CIET:EnPED:2020 - Ensino e aprendizagem por meio de/para o uso de TDIC