GAMIFICAÇÃO: METODOLOGIA GERENCIADA POR INTERAÇÃO DOCENTE-DISCENTE

  • Fátima Nogueira da Silveira
  • Sonia Regina Mendes dos Santos

Resumo

Diversos setores da nossa sociedade dispõem de recursos tecnológico suprindo e até substituindo, de variados modos, demandas, funções e mão-de-obra humana. As tecnologias fazem parte, de modo expressivo, de metodologias pedagógicas. Neste artigo, a partir de afirmação de Fernández, se aborda a metodologia de “Gamificação”, não puramente analisa eficiências, mas pondera contribuições constituídas nas relações entre docente-discentes. Frente à interatividade discentes com as tecnologias, como e quais seriam as atuações e posturas docente para a constituição de interações docentediscentes e a relevância para o processo ensino e aprendizagem de humanos imersos em contexto social, político, econômico e ético? Trata-se de uma pesquisa bibliográfica realizada em trabalhos publicados, em 2018, em um banco de dissertações e teses de uma universidade privada. Os achados nos trabalhos expõem as interações docentediscentes na Gamificação, e focaram nas questões éticas e de convivência social.

Publicado
2020-08-28
Como Citar
SILVEIRA, Fátima Nogueira da; SANTOS, Sonia Regina Mendes dos. GAMIFICAÇÃO: METODOLOGIA GERENCIADA POR INTERAÇÃO DOCENTE-DISCENTE. Anais do CIET:EnPED:2020 - (Congresso Internacional de Educação e Tecnologias | Encontro de Pesquisadores em Educação a Distância), São Carlos, ago. 2020. ISSN 2316-8722. Disponível em: <https://cietenped.ufscar.br/submissao/index.php/2020/article/view/1769>. Acesso em: 25 set. 2022.
Seção
CIET:EnPED:2020 - Ensino e aprendizagem por meio de/para o uso de TDIC