MÍDIA-EDUCAÇÃO E A IDENTIDADE NEGRA DO ALUNO: UMA ANÁLISE DE ARTIGOS

  • Ana Paula Ferreira Sebastião

Resumo

Com a ubiquidade das mídias na cultura e em todas as áreas da vida social é quase impossível compreender aspectos da política, da economia, da educação, das questões sobre identidade cultural e pessoal sem levar em consideração o papel que elas exercem em todos estes assuntos. Diante deste cenário torna-se necessário uma educação para as mídias. Esta revisão da literatura tem como objetivo identificar quais as atividades mídia educativas foram desenvolvidas nas escolas para os alunos da educação básica abordando a questão racial. O levantamento de trabalhos que tratassem sobre a temática foi realizado nas bases de dados da Capes e da Scielo. Embora tenha sido encontrados 45 artigos somente um estava de acordo com o recorte proposto. A análise do resultado demonstrou que embora existam vários trabalhos abordando a importância da educação para as mídias poucos relacionam as representações disseminadas pelas mídias com a questão da construção da identidade racial da pessoa negra, principalmente das crianças e adolescentes. Espera-se que este trabalho possa fomentar novas pesquisas envolvendo este contexto mídia e construção da identidade da pessoa negra.

Publicado
2020-08-28
Como Citar
SEBASTIÃO, Ana Paula Ferreira. MÍDIA-EDUCAÇÃO E A IDENTIDADE NEGRA DO ALUNO: UMA ANÁLISE DE ARTIGOS. Anais do CIET:EnPED:2020 - (Congresso Internacional de Educação e Tecnologias | Encontro de Pesquisadores em Educação a Distância), São Carlos, ago. 2020. ISSN 2316-8722. Disponível em: <https://cietenped.ufscar.br/submissao/index.php/2020/article/view/1770>. Acesso em: 24 jul. 2024.
Seção
CIET:EnPED:2020 - Ensino e aprendizagem por meio de/para o uso de TDIC