MÍDIA-EDUCAÇÃO NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES: RELATOS DE UMA EXPERIÊNCIA

  • Ketiuce Ferreira Silva

Resumo

Este artigo tem o objetivo de discorrer sobre a relevância da mídia-educação na formação docente, a partir do relato de uma experiência vivenciada com graduandos em Pedagogia de uma universidade pública do estado de Minas Gerais. A proposta foi construir um percurso teórico-prático de ensino-aprendizagem no qual fosse possível compreender a relevância da mídia-educação na formação de professores e alunos. As reflexões são aqui sustentadas em fontes como Belloni (2018a, 2018b), Buckingham (2007, 2012), Fantin (2011, 2018), Siqueira (2008), entre outros. Os resultados mostram que a temática favorece a leitura crítica de mundo, bem como a superação do uso meramente instrumental das tecnologias digitais de informação e comunicação (TDICs). Embora não seja suficiente para suprir todas as necessidades formativas, a formação inicial de professores precisa assumir a responsabilidade de contemplar temáticas comprometidas com as necessidades sociais do século XXI. Estudos mostram que a mídia-educação compõe essa lista.

Publicado
2020-08-28
Como Citar
SILVA, Ketiuce Ferreira. MÍDIA-EDUCAÇÃO NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES: RELATOS DE UMA EXPERIÊNCIA. Anais do CIET:EnPED:2020 - (Congresso Internacional de Educação e Tecnologias | Encontro de Pesquisadores em Educação a Distância), São Carlos, ago. 2020. ISSN 2316-8722. Disponível em: <https://cietenped.ufscar.br/submissao/index.php/2020/article/view/1772>. Acesso em: 01 dez. 2024.
Seção
CIET:EnPED:2020 - Ensino e aprendizagem por meio de/para o uso de TDIC