MÍDIA-EDUCAÇÃO NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES: RELATOS DE UMA EXPERIÊNCIA
Resumo
Este artigo tem o objetivo de discorrer sobre a relevância da mídia-educação na formação docente, a partir do relato de uma experiência vivenciada com graduandos em Pedagogia de uma universidade pública do estado de Minas Gerais. A proposta foi construir um percurso teórico-prático de ensino-aprendizagem no qual fosse possível compreender a relevância da mídia-educação na formação de professores e alunos. As reflexões são aqui sustentadas em fontes como Belloni (2018a, 2018b), Buckingham (2007, 2012), Fantin (2011, 2018), Siqueira (2008), entre outros. Os resultados mostram que a temática favorece a leitura crítica de mundo, bem como a superação do uso meramente instrumental das tecnologias digitais de informação e comunicação (TDICs). Embora não seja suficiente para suprir todas as necessidades formativas, a formação inicial de professores precisa assumir a responsabilidade de contemplar temáticas comprometidas com as necessidades sociais do século XXI. Estudos mostram que a mídia-educação compõe essa lista.